23.8 C
Campo Grande

Crise econômica leva brasileiros a usar mais serviços públicos

- Publicidade -

26/08/2016 16h26

A turbulência econômica também afetou as escolhas dos consumidores

O aprofundamento da crise econômica levou a mudanças nos hábitos de consumo e a perda do padrão de vida de parte significativa da população brasileira. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quinta-feira, 25 de agosto, aponta que 24% das pessoas tiveram que vender bens para pagar dívidas e 19% mudaram de casa para reduzir o custo com habitação. Também houve a troca de serviços particulares por públicos. Quase metade dos brasileiros (48%) passou a usar mais o transporte público, 34% deixaram de ter plano de saúde e 14% mudaram os filhos da escola privada para a pública.

A turbulência econômica também afetou as escolhas dos consumidores, que passaram a trocar produtos por similares mais baratos (78%), a esperar as liquidações para comprar bens de maior valor (80%), e a poupar mais para o caso de necessidade (78%). Também foi verificado maior sacrifício para quitar débitos – 67% disseram que estão com dificuldades de pagar as contas ou as compras a crédito. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre 24 e 27 de junho.

“A crise está afetando toda a população brasileira. As medidas mais simples, relacionadas ao consumo, ocorrem em todas as faixas de renda, mas as medidas mais extremas, como mudar de casa, são tomadas principalmente pelas famílias de menor renda. O Brasil precisa de reformas estruturais para conseguir recuperar a confiança, animar os empresários a investir e gerar mais empregos, o que movimenta a economia em um círculo virtuoso”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

MAIS DA METADE DAS FAMÍLIAS SOFRE COM DESEMPREGO – De cada 100 entrevistados, 57 disseram que alguém da família ficou sem emprego. O volume é maior que o verificado na pesquisa anterior, de 44%. Com isso, o medo do desemprego é cada vez maior. Um total de 80% dos entrevistados disseram que se preocupam, muito ou pouco, em perder o emprego, ficar sem trabalho ou ter que fechar o negócio nos próximos 12 meses e 84% se preocupam em perder o atual padrão de vida. Mais da metade dos brasileiros (56%) buscam trabalho extra para complementar a renda.

PAÍS CHEGOU AO FUNDO DO POÇO – Os brasileiros percebem piora na situação econômica do país. Para 71% das pessoas, o cenário do Brasil está ruim ou péssimo. Em junho de 2015, o percentual era menor, de 66%, e em 2013, de 21%. Mas para 73% das pessoas, a crise chegou ao fundo do poço e 43% acreditam que a economia estará melhor em 12 meses.

Fiems

Reprodução

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-