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Consumidores devem movimentar R$ 167 mi no Dia das Crianças

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01/10/2014 08h45

Dia das Crianças deve movimentar R$ 167 milhões no estado de MS

Projeção é de pesquisa da Federação do Comércio do estado. Preço médio do presente é de R$ 130, segundo o levantamento.

O Dia das Crianças deve movimentar cerca de R$ 167 milhões em Mato Grosso do Sul. A projeção é de pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio MS) realizada em parceria com a universidade Uniderp-Anhanguera e a Fundação Manoel de Barros.

O levantamento aponta que cerca de 80% da população sul-mato-grossense vai presentear alguma criança na data, que o preço médio do presente deve ser de R$ 130 e que cada consumidor deve comprar, em média, dois presentes.

Segundo o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, o valor que será gasto nos presentes este ano é pouco superior ao do ano passado, que foi de R$ 119, mas se for aplicada a correção monetária do período, eles permanecem muito próximos. “Inflação acima da meta e alto preço dos alimentos também contribuem para este cenário atual”, aponta.

Locais de compra

Segundo os entrevistados de Campo Grande, as lojas do centro serão o local escolhido por 42% das pessoas, seguidas pelas lojas dos três shoppings, com 30% no total, camelódromo (13%), lojas de bairros (9%) e lojas virtuais (1,3%).

Ainda de acordo com os consumidores, filhos (43%), sobrinhos (21%), netos (13%) e crianças de orfanatos ou de creches (4%) vão receber os presentes. Entre os itens, 48% garantiram que vão comprar brinquedos, 29% vestuário e 2% calçados e acessórios.

Pagamento

A pesquisa da Fecomércio apontou que a maioria dos entrevistados, 55%, deve pagar pelos presentes com dinheiro. Outros 6% disseram que vão comprar utilizando o cartão de débito e 7% o cartão de crédito. Já o pagamento parcelado pelo cartão de crédito é a escolha de 17% dos compradores e 11% afirmam que vão dividir a compra no crediário da própria loja.

O pesquisador José Francisco dos Reis Neto lembra que, por comprar a vista, o consumidor fará algumas exigências ao mercado. “A escolha do presente estará condicionada ao preço (32%), à promoção do produto (25%) e ao atendimento da loja (18%). A diminuição do riso de venda está associada à forma de pagamento do comprador. Como usarão cartão, diminui-se o risco e a inadimplência”, avalia.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 a 22 de setembro, com 2 mil pessoas, nas cidades de Campo Grande, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Anastácio, Chapadão do Sul, Corumbá, Ladário, Dourados, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

Fonte: G1 MS

Consumidores devem movimentar R$ 167 mi no Dia das Crianças

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