21.8 C
Campo Grande

Eletrônicos foram produtos mais comprados pela internet em 2014

- Publicidade -

31/03/2015 05h34

Estudo sobre o assunto foi divulgado pela CNDL e pelo SPC Brasil. Em 2014, 26,8 milhões de pessoas compraram eletrônicos pela web.

Estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre consumo virtual, divulgado nesta segunda-feira (30), estima que, dentre os produtos comprados pela internet, os eletrônicos são os mais adquiridos.

A pesquisa foi realizada em janeiro de 2015, quando foram ouvidas 676 pessoas das 27 capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos, de todas as classes sociais e que já fizeram alguma compra virtual. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais e a confiança é de 95%. A categoria de eletrônicos é composta por computadores, notebooks, tablets, câmeras digitais, celulares e acessórios, entre outros.

No ano passado, segundo o levantamento da CNDL e do SPC Brasil, 26,8 milhões de pessoas compraram pelo menos um produto dessa categoria virtualmente, o que corresponde a 61% dos consumidores virtuais. Entre os homens, esse percentual chega a 71%. O valor médio desembolsado com cada compra foi de R$ 781, informaram a CNDL e o SPC Brasil.

A maior parte das compras é feita em sites nacionais (88%), diz o estudo. Os consumidores virtuais mostram índice de satisfação de 92% e são motivados, sobretudo, pela necessidade e oferta imperdível., informaram as entidades, acrescentando que 9% dos consumidores relatam problemas com as compras de eletrônicos feitas pela internet, sendo a entrega fora do prazo o principal motivo (3%).

“Esse tipo de produto costuma ter um valor agregado tão alto, que o consumidor prefere comprá-lo pela internet para poder pesquisar bastante e procurar o menor preço”, avalia Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Acessórios para celulares e tablets

Além dos produtos eletrônicos, fazem parte do segmento pesquisado também os acessórios para celulares, tablets, informaram as entidades. O estudo mostra que, em 2014, 29% dos consumidores virtuais afirmam ter comprado acessórios para tablets e celulares pela internet, algo estimado em 12,7 milhões de pessoas.

A maior parte dessas compras é feita em sites nacionais (46%) e está associada a pessoas jovens e do sexo masculino. O índice de satisfação entre os consumidores de acessórios é de 88%. Apenas 14% tiveram algum problema. O principal motivo foi entrega fora do prazo (7%).

Principais motivos da compra da categoria

O principal motivo de compra apresentado pelo estudo é a necessidade, segundo os próprios entrevistados. De acordo com o levantamento, 45% dos pesquisados “precisavam muito” do eletrônico ao adquirir virtualmente. Já os acessórios, 48% compraram por necessidade. Em seguida, uma oferta com um preço imperdível é o segundo motivo que conquista os consumidores.

Fonte: G1

Eletrônicos foram produtos mais comprados pela internet em 2014

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-