Empresas investem na criação de ambientes e medidas sustentáveis

04/12/2018 15h22
Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Mais do que considerar a qualidade de vida para as gerações futuras e a proteção do meio ambiente, as medidas ecológicas adotadas nas empresas brasileiras também são capazes de reduzir gastos com energia elétrica, com custos de produção e ainda fortalecer a imagem da marca. Saiba quais são as principais medidas adotadas pelas instituições no estabelecimento de ambientes e práticas sustentáveis.

Open space. O "escritório do futuro" é uma tendência cada vez mais adotada por empreendedores ao redor do mundo. A ideia de um único espaço para o desenvolvimento do trabalho, de forma a unir hierarquias e aproximar pessoas é benéfica não somente para incentivar as relações interpessoais, mas também por se caracterizar como uma medida que reduz a necessidade de instalações elétricas em diferentes ambientes, contendo custos com equipamentos de refrigeração para outras salas, por exemplo.

Conscientização. Outra medida bastante eficaz na promoção de um ambiente saudável é a própria conscientização dos colaboradores. O simples fato de retirar equipamentos não utilizados da tomada já gera um grande impacto positivo no consumo de energia. Além disso, o uso de um copo exclusivo para cada colaborador é capaz de diminuir gastos com a compra de descartáveis e, ao mesmo tempo, evitar a geração de lixo e poluição do meio ambiente.

Paperless. A medida de usar menos papel nas empresas, conhecida como paperless, também pode ser incluída na conscientização dos funcionários. Usar menos ou "quase nunca" a impressora é uma forma de reduzir a geração de documentos que, mais cedo ou mais tarde, serão jogados no lixo. Essa ação, no entanto, deve ser acompanhada de uma cultura digital, em que há a contratação de uma assinatura eletrônica e arquivamento de documentos em nuvem, por exemplo, promovendo a redução de custos administrativos e mais agilidade em diversos processos internos.

Refrigeração. Entre as medidas sustentáveis para garantir uma refrigeração satisfatória do ambiente de trabalho, há duas principais: o melhor aproveitamento da ventilação natural e o investimento em um modelo de ar-condicionado inverter. O aparelho inverter é amplamente conhecido como o mais econômico da categoria, justamente porque seu compressor não desliga durante o funcionamento, de forma a evitar picos de energia que são muito comuns nos demais aparelhos. Além disso, esse modelo conta com o gás ecológico R-410A e um baixo nível de ruído.

Manutenção preventiva. O monitoramento do funcionamento de aparelhos preventivamente é uma ótima maneira de identificar possíveis problemas a tempo de solucioná-los antes de qualquer avaria. Assim, é possível reduzir a incidência de falhas que comprometem o desempenho de máquinas e do próprio colaborador, aumentando a eficiência e a produtividade em todas as etapas da operação.

Transportes alternativos. O incentivo corporativo de transportes alternativos, como o uso de bikes, por exemplo, tem sido uma das maneiras implantadas para reduzir tempo perdido no trânsito, bem como os picos de estresse decorrentes dessa situação entre os funcionários. Outra opção, ainda nesse sentido, são as caronas solidárias, que também ajudam a diminuir a poluição do meio ambiente e incentivam a melhora dos relacionamentos interpessoais.

Assessoria de imprensa

 

Envie seu Comentário