25.8 C
Campo Grande

Estrangeiros precisam de tradução juramentada para se estabilizar no Brasil

- Publicidade -

19/12/2018 10h59

Conhecida como tradução pública ou tradução de fé pública, a tradução juramentada é o único serviço autorizado pelo governo a reescrever de forma oficial, no idioma desejado, exatamente o que um documento original diz.

A tradução juramentada é o meio mais simples e menos burocrático para validar documentos, seja para uso no exterior ou documentos estrangeiros para uso no Brasil. Imigrantes e refugiados que desejam tirar a CNH no Brasil, por exemplo, devem apresentar a habilitação original do seu país com tradução juramentada para obter a concessão brasileira para conduzir um veículo.

Já quem se casou com um estrangeiro fora do Brasil, formou-se em universidade fora do país ou teve filhos no exterior também precisa desse serviço para validar os seus documentos no país.

Por que o serviço de tradução juramentada é obrigatório?

O serviço de tradução juramentada é obrigatório por lei, de acordo com o Decreto 13.609, de 1943. Há órgãos e repartições do governo, e até mesmo empresas particulares, como universidades, que exigem tradução juramentada de documentos em língua estrangeira. Além disso, se um documento em língua estrangeira precisar ser apresentado à Justiça Brasileira, deverá – obrigatoriamente – ter a tradução juramentada anexada.

Entre os documentos que precisam de tradução juramentada, destacam-se: carteira de habilitação, certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito, certificados escolares, certificados de origem, contratos, atas, autos de processos judiciais, documentos de embarcações estrangeiras, manifestos, passaportes, procurações, sentenças e testamentos, e outros.

Top 10 idiomas mais buscados para tradução juramentada

No Brasil, segundo um mapeamento da empresa Easy TS, o ranking dos 10 idiomas mais procurados para tradução juramentada são:

  1. Inglês

  2. Espanhol

  3. Italiano

  4. Francês

  5. Alemão

  6. Mandarim

  7. Holandês

  8. Japonês

  9. Árabe

  10. Romeno

Assessoria de Comunicação

Crédito: divulgação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-