21.8 C
Campo Grande

Ferramenta do SESI para gestão de riscos no trabalho vence prêmio nacional

- Publicidade -

16/12/2018 10h37

O desafio de se reduzir o número de acidentes de trabalho na construção civil originou um projeto inovador para garantir mais segurança nos canteiros de obra. Chamada SEIF (sigla para Segurança, Informação e Formação), a ferramenta digital foi construída em cima de inteligência artificial para monitorar em tempo real os riscos de acidentes.

A tecnologia é composta por sensores embutidos nos capacetes dos funcionários e está inserida no contexto de ações e iniciativas conectadas ao SESI Viva+. A ferramenta tem um objetivo principal: reforçar a gestão presencial de técnicos de segurança do trabalho. Contribui para atender aspectos legais de segurança e saúde no trabalho, mapeia o comportamento dos trabalhadores na obra e, em caso de irregularidades, verifica a necessidade de treinamentos.

A ferramenta surgiu no fim de 2016, com foco na construção civil, e servirá para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e trazer mais produtividade para o segmento, como explica a pesquisadora no Centro de Inovação do SESI em Tecnologias para a Saúde de Santa Catarina, Juliana Teixeira.

“Essa mudança de cultura, de comportamento no canteiro de obra, não é só importante para o trabalhador, mas também para a empresa que terá mão de obra mais qualificada e com uma cultura de comportamento seguro incorporada nesse canteiro, auxiliando nesse processo de competitividade , uma vez que você tem um trabalhador mais saudável, você tem um trabalhador mais produtivo e, consequentemente, toda essa parte de gestão da informação, traz uma segurança financeira para a empresa.”

O segmento da Construção de Edifícios apresentou o maior número de casos de invalidez permanente no último ano, com 364 registros. Os dados apresentados no Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, da Previdência, revelam os riscos de acidentes dentro da construção civil.

A SEIF foi criada pelo Centro de Inovação em Tecnologias para a Saúde do SESI e recebeu, em Brasília, o Prêmio Câmara Brasileira da Indústria da Construção de Inovação e Sustentabilidade.

Agência do Rádio Mais

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-