26.8 C
Campo Grande

Indústria da construção teve queda na atividade e emprego

- Publicidade -

26/11/2015 05h37

Atividade e emprego da construção tiveram queda em outubro, diz CNI

Pesquisa foi realizada entre 2 e 12 de novembro com 595 empresas. Fraco desempenho do setor mantém empresários pessimistas, informou.

A atividade e o emprego na indústria da construção continuam em queda em outubro, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (25) com base em pesquisa feita entre entre 2 e 12 de novembro com 595 empresas do setor.

O índice de evolução do nível de atividade registrou 36,7 pontos no mês passado, e o do número de empregados assinalou 35,6 pontos no mês passado, segundo números da Sondagem Indústria da Construção. Os indicadores variam de zero a cem, sendo que valores abaixo de 50 pontos indicam atividade e emprego em queda.

Já o índice de nível de atividade efetivo em relação ao usual também ficou abaixo da linha dos 50 pontos e registrou 27,1 pontos, sinalizando que atividade no segmento se mantém abaixo do usual para o mês.

“A utilização da capacidade de operação (UCO) das empresas do setor foi a menor da série histórica, iniciada em janeiro de 2012. A indústria operou, em média, com 57% da capacidade, dois pontos percentuais abaixo do registrado em setembro e dez pontos percentuais inferior ao de outubro de 2014”, acrescentou a CNI.

Expectativas
O fraco desempenho do segmento, segundo a entidade, mantém os empresários pessimistas em relação aos próximos seis meses. Em novembro, todos os indicadores ficaram abaixo dos 50 pontos.

“O índice de expectativas em relação ao nível de atividade registrou 38,5 pontos, o de novos empreendimentos e serviços assinalou 38,2 pontos, o de compra de insumos e matérias-primas ficou em 37,9 pontos e o de número de empregados em 37,3 pontos”, informou a CNI.

A intenção de investimento na indústria da construção, por sua vez, continua em queda. O índice foi de 24,5 pontos em novembro, o menor indicador desde novembro de 2013, quando a série foi iniciada, informou a entidade. De acordo com a pesquisa, as causas disso são a “fraca atividade do segmento e o baixo nível de utilização da capacidade de operação”.

Fonte: G1

Indústria da construção teve queda na atividade e emprego

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-