27.8 C
Campo Grande

Jucems Digital entra em funcionamento nesta quinta-feira, 1º de novembro

- Publicidade -

01/11/2018 05h48

Nesta quinta-feira (1º.11) a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) passa a ser 100% Digital. A partir desta data os serviços oferecidos pelo órgão passam a ser realizados somente online, facilitando o acesso para contadores e empresários de todo o Estado, do Brasil e estrangeiros.

O processo de inovação e modernização das atividades do órgão foi desenvolvido e implantado gradualmente desde 2015 e contou, ainda, com o intercâmbio com as Juntas Comerciais de outros estados, além do diálogo com contabilistas, empresários e demais clientes do órgão.

“Há quatro anos trabalhamos efetivamente para chegar nessa data, dando um passo por vez e nos preocupando diariamente com todas as partes envolvidas nesse processo, principalmente contadores e empresários”, afirmou o diretor-presidente da Jucems, Augusto César de Castro, aos funcionários da Junta na manhã de hoje (31.10) – último dia antes da migração para o sistema 100% digital.

O governador Reinaldo Azambuja lembra que a Jucems Digital é mais uma entrega prevista nos contratos de gestão. “Com o sistema online queremos ganhar tempo e acabar com a necessidade do ir e vir do empresário, encurtando caminhos e facilitando o acesso da população”, disse no lançamento do sistema, em fevereiro deste ano.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro, que também preside o Conselho Administrativo da Junta Comercial, a Jucems Digital integra um grande projeto de simplificação, com uma base tecnológica extremamente complexa, mas que resulta em eficiência, clareza e facilidade em relação àquilo que é o papel da Junta. “Proporciona ainda uma integração efetiva com os órgãos municipais, estaduais e federais que emitem inscrições, alvarás e licenciamentos”.

Simplificação dos processos

A Jucems Digital foi lançada em fevereiro de 2018 e durante oito meses o novo sistema caminhou junto com os processos físicos, como fase de adaptação. Foram realizadas várias reuniões em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (CRCMS) e o Sebrae/MS, nos principais municípios do Estado para capacitar os contadores a atuar no novo formato. Vídeos e manuais também foram disponibilizados no site da Junta Comercial.

Serviços como constituições, alterações, extinções e arquivamento de outros documentos de interesse do empresário, além de emissão de certidões podem ser feitos a qualquer horário do dia. Para os atos levados a registro, os assinantes deverão utilizar os certificados digitais do tipo “e-cpf A3” e transmitir para a Jucems, conforme determina a legislação aplicável ao Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins.

“Totalmente digital e seguro. Isso garante segurança jurídica e tranquilidade aos empresários, que vão encontrar no site da Jucems tutoriais para auxiliar na hora de utilizar o sistema. A expectativa é de que o pedido possa ser inserido no sistema digital e em até 48 horas a Junta fará a análise e dará um posicionamento à demanda”, explicou o diretor-presidente da Jucems.

Parcerias

A presidente do CRC-MS, Iara Marchioretto, afirma que o processo digital dará maior celeridade aos procedimentos da Junta. “Isso beneficia toda a sociedade, em termos de rapidez para os empresários, contadores, além de reduzir custos com logística por envios de documentos entre municípios e aumentar a segurança das informações, através do uso do certificado digital”, comenta.

Para o superintendente do Sebrae/MS, Claudio George Mendonça, a parceria com a Jucems proporciona benefícios para o Estado. “Simplificação para abertura de empresas que vai chegar a todos os municípios, assim como é feito na Redesimples. Facilita o processo e dinamiza a economia”.

Marcelo Armôa – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Fotos: Divulgação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-