23.8 C
Campo Grande

Poupança tem ganho real de 3,88%; maior aumento desde 2006

- Publicidade -

12/01/2018 12h22

Desde 2006 que a caderneta de poupança não tinha um ganho real tão elevado. Segundo levantamento realizado pela provedora de soluções financeiras Economatica e divulgado pelo site de notícias G1, o ganho real para o poupador chegou a 3,88%. Entretanto, o valor não leva em consideração a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 2,95% no ano passado.

De acordo com os dados divulgados, a inflação oficial do país atingiu o menor nível em 18 anos e a caderneta de poupança teve em 2017 o maior ganho real – descontada a alta generalizada dos preços – desde 2006. A rentabilidade nominal da aplicação foi de 6,93% durante o ano.

A rentabilidade da poupança ficou menor a partir de setembro do ano passado, quando o Banco Central reduziu a taxa básica de juros (Selic) de 9,25% para 8,25% ao ano.

Rendimento reduzido

Isso aconteceu porque uma regra de maio de 2012 determina que toda que toda vez que a Selic ficar abaixo de 8,5%, a correção anual das cadernetas deve ser limitada a um percentual equivalente a 70% dessa taxa mais a variação Taxa Referencial (TR), que é calculada pelo BC.

Já quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, o rendimento das cadernetas é limitado a 6,17% ao ano mais a TR.

Mais depósitos que saques

De acordo com o Banco Central, após dois anos de retiradas líquidas, a caderneta de poupança voltou a atrair investimentos em 2017. Os depósitos superam os saques em R$ 17,12 bilhões no ano.

Isso aconteceu em um cenário de volta do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e do emprego, de cortes na taxa básica de juros e também da liberação dos saques das contas inativas do FGTS – que injetou R$ 44 bilhões na economia.

CNM – Com informações do G1

Reprodução

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-