21.8 C
Campo Grande

Reinaldo se reúne com estatal que comandará operações de Jupiá e Ilha Solteira

- Publicidade -

28/06/2016 19h23

Reinaldo se reúne com estatal chinesa que comandará operações de Jupiá e Ilha Solteira

Em novembro do ano passado o grupo conquistou a concessão para operação das usinas hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira

O governador Reinaldo Azambuja recebeu nesta segunda-feira (27) a visita do presidente da China Three Gorges Brasil Energia Ltda (CTG), Yinsheng Li, e do vice-presidente da empresa no Brasil, João Meirelles, para conhecer mais sobre a estatal chinesa que assume o controle das usinas hidroelétricas de Jupiá e Ilha Solteira em 1º de julho. O encontro ocorreu na governadoria e contou com a participação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

Em novembro do ano passado o grupo conquistou a concessão para operação das usinas hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira, sendo o maior investimento da CTG no Brasil. À época da assinatura do contrato de concessão com o Ministério de Minas e Energia, a empresa também confirmou o domicílio fiscal da UHE’s nos municípios sul-mato-grossenses de Três Lagoas e Selvíria, respectivamente. Com isso, Mato Grosso do Sul garante o ISS das operações e aos municípios os royalties pelos empreendimentos, sendo importante para a economia.

Durante a reunião, Reinaldo debateu parcerias entre a estatal chinesa e o Governo de Mato Grosso do Sul. “Ganhamos um grande empreendimento chines para os próximos 30 anos, com grande expectativa de geração de mais empregos para nossa gente e investimentos nas áreas social, ambiental e de saúde, uma grande contribuição para o desenvolvimento de MS”, falou o governador. A estimativa é que sejam geradas 200 vagas de trabalho com as novas operações, 100 em cada usina. A prioridade na contratação será de mão de obra local.

O secretário Jaime Verruck destacou a importância do Estado para as atividades da empresa. “Somos um dos principais parceiros no Brasil”. A CTG atua no mercado energético brasileiro há apenas dois anos. Ela é a maior geradora de energia hídrica do mundo, com cerca de 60 mil megawatts (MW) instalados em operação – o equivalente a quase metade de todo o sistema elétrico do Brasil -, 30 mil MW em construção, e tem faturamento da ordem de US$ 10,2 bilhões (cerca de R$ 36 bilhões). A Usina de Ilha Solteira tem capacidade instalada de 3,444 MW e a de Jupiá 1,551 MW.

Ainda durante o encontro, foram apresentados aos representantes da CTG pedidos de investimentos em energia fotovoltaica e em projetos de piscicultura e navegação nos lagos das usinas.

Sobre a CTG

Controlada pelo governo chinês, a CTG é a operadora de Três Gargantas (China), a maior hidrelétrica do mundo. Com a concessão das usinas de Jupiá e Ilha Solteira – antes controladas pela estatal paulista Cesp – a Three Gorges passa a ser um dos maiores agentes do mercado de geração também no Brasil, com uma potência instalada de 4.995 MW nas duas hidrelétricas. Ela está presente em dez estados brasileiros.

Texto: Bruno Chaves, com informações de Danielle Benites / Subsecretaria de Comunicação

Foto: Chico Ribeiro

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-