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Saiba como fazer a gestão de micro e pequenas empresas

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29/10/2018 08h36

O Brasil tem mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas, totalizando 99% dos negócios do país, de acordo com pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com o Dieese, entre 2000 e 2011. Possuir boas práticas de gerenciamento para manter essas empresas em pleno funcionamento, no entanto, não é uma tarefa fácil. De acordo com a pesquisa “Demografia de Empresas”, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por dois anos seguidos o país teve mais empresas fechadas do que abertas.

Em 2014 foi a primeira vez que o instituto verificou um saldo negativo no número de empresas. Naquele ano, as saídas totalizaram 944 mil empresas, enquanto as entradas somaram 726,3 mil. Em 2015, mais um resultado negativo: foram 708,6 mil empresas novas no mercado, enquanto 713,6 mil foram fechadas. A crise econômica foi um dos principais fatores para o fechamento, já que em 2015 o PIB (Produto Interno Bruto) teve queda de 3,8%, pior resultado em 25 anos.

O setor comercial também foi afetado. De acordo com o IBGE, em 2016 foram 46.322 estabelecimentos encerrando as suas atividades, com redução de 265 mil postos de trabalho. Todas essas estatísticas possuem relação direta com a gestão do negócio, embora tenha um forte componente de crise econômica, enfrentada pelo Brasil a partir de 2014 e com efeitos catastróficos na economia.

A gestão de negócios envolve uma série de etapas e processos, como controle financeiro, administração dos recursos humanos (funcionários, equipamentos, matéria-prima), entre outras ações essenciais para a manutenção do negócio. Para gerenciar esses ativos, é fundamental ter uma pessoa especializada em gestão de empresas. Ela vai utilizar as melhores práticas e ferramentas para otimizar o trabalho e fazer com que os setores atuem na mais alta produtividade e com eficiência.

Principais erros de micro e pequenas empresas

Alguns erros básicos são cometidos por quem inicia um negócio. Gastar mais do que arrecada, ter maquinário antigo e não investir na capacitação dos funcionários são alguns deles. A deficiência na gestão do negócio é um dos principais motivos que levam os empreendedores a fecharem as portas, de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e desconhecimento sobre o mercado e falhas no controle financeiro são alguns dos problemas mais informados.

Quem tem uma pequena empresa também costuma negligenciar os aspectos de gestão, por achar que eles demandam menos preocupação. Você realmente não precisa ter um especialista em cada área e os processos podem ser simplificados, mas isso não significa que não deva dispensar atenção para esse aspecto. É fundamental investir em soluções de gestão de negócios, mesmo com poucos funcionários.

Para aplicar a gestão empresarial, é necessário planejamento, acompanhamento de metas e qualificação profissional. Para todos esses processos, nada melhor do que fazer uso da tecnologia. Se antes muitos dos controles e tarefas eram realizados de forma manual pelo gestor, hoje ele conta com ferramentas para ajudá-lo com a automatização de várias tarefas.

É possível encontrar no mercado diferentes sistemas de gestão empresarial (ERP) para todos os portes de empresa, inclusive para as micro e pequenas. Esses softwares criam relatórios detalhados e os compartilham com todas as áreas da empresa, integrando todos os setores, tudo de forma automática. O fluxo de caixa, por exemplo, pode ser administrado por meio dessas ferramentas.

Existem algumas decisões e atitudes que também colaboram para uma má gestão empresarial. Não separar a conta pessoal da jurídica é uma delas. Em longo prazo, essa atitude pode custar a saúde financeira da empresa, já que o gerenciamento das contas ficará muito confuso e desorganizado. Portanto, tenha sempre contas separadas para evitar esse tipo de problema.

Quando for precificar o seu produto ou serviço, leve em conta os seus custos fixos e variáveis. Cada venda deve responder por uma parcela desses gastos. Ter o controle de custos organizado é essencial para embutir esses gastos corretamente no preço final do produto e obter uma margem de lucro preestabelecida. Dê igual atenção à reposição do estoque, implementando um bom canal de comunicação com os fornecedores e com um bom sistema de gestão empresarial.

Por fim, simplifique. Nada melhor do que descentralizar as decisões e automatizar a maioria dos processos. Encontre métodos e sistemas que possam te dar essa liberdade e simplificar as tarefas do dia a dia, para permitir maior produtividade e otimização das tarefas realizadas pela empresa.

Assessoria de Comunicação

crédito: divulgação

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