24.8 C
Campo Grande

Conseguiu um emprego? Saiba como se organizar para um futuro seguro

- Publicidade -

02/07/2017 10h52 – Por: Reinaldo Domingos

O desemprego vem caindo desde o início do ano, de 14,2 milhões no primeiro trimestre para 13,8 milhões entre março e maio, segundo o IBGE. Veja orientações para quem se recolocou no mercado de trabalho criar uma reserva financeira.

“Se você perdesse o seu ganho mensal, por quanto tempo conseguiria manter o seu atual padrão de vida? Quem passou pelo desemprego sabe a importância de ter uma reserva financeira. Com uma quantia para as necessidades básicas, evita-se recorrer a empréstimos e se endividar, entrando em uma bola de neve financeira” orienta o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Ter uma reserva financeira para o curto e médio prazo é importante, contudo, frente a reforma na Previdência, o trabalhador deve pensar especialmente em sua aposentadoria, segundo o especialista. “É possível deixar de trabalhar por obrigação e fazer apenas por prazer, se quiser. Isto é ser independente financeiramente, algo que só depende de planejamento e poupança”, afirma Domingos.

Veja orientações para ter um futuro seguro financeiramente:

Analise o seu atual padrão de vida e suas reais necessidades;

Faça um diagnóstico financeiro, anotando por 30 dias (se tiver renda fixa) ou 90 dias (se tiver renda variável) todos os seus gastos, incluindo os menores;

Inclui a família neste processo, considerando os sonhos de todos – de curto, médio e longo prazo – além da reserva financeira;

Diminua ou elimine despesas supérfluas e determine o quanto poupará por mês para construir a reserva;
Considere que o tempo médio de desemprego é de mais de 12 meses, segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas);

Invista o valor em fundos adequados para o médio prazo, como títulos do tesouro, CDB, LCI e LCA, por exemplo;

Respeite o propósito da reserva financeira, utilize o valor apenas em caso de necessidade;

Paralelamente, poupe para conquistar os demais sonhos, incluindo o da aposentadoria sustentável.

Colaboração de Reinaldo Domingos – Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do InfoMoney e da Rádio Bandeirantes. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Sobre a DSOP Educação Financeira

A DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br) é uma organização dedicada à disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo, por meio da aplicação da Metodologia DSOP, criada pelo educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos.

Dia após dia, a DSOP se firma como principal promotora de conhecimento sobre o tema no Brasil, destacando-se pelo amplo alcance de seus programas, que beneficiam estudantes, profissionais e famílias, contemplando todo o ciclo de vida.

Atualmente, dispõe de uma rede formada por mais de 250 educadores financeiros e mais de 60 franquias de negócios em todo o Brasil e uma nos Estados Unidos (Orlando, Flórida), que compartilham da missão de disseminar a educação financeira, romper com o ciclo de pessoas com desequilíbrio financeiro e construir novas gerações e famílias sustentáveis financeiramente.

Imagem Pixabay

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-