25.8 C
Campo Grande

Chuva atrapalha colheita e desenvolvimento do algodão em MS

- Publicidade -

01/08/2014 00h20

Em várias regiões, colheita foi interrompida devido a chuva. Precipitação excessiva também prejudica a safrinha da cultura.

O excesso de chuva está atrapalhando a colheita do algodão safra e o desenvolvimento do algodão safrinha nos principais polos de produção de Mato Grosso do Sul. A informação é um dos destaques do mais recente informativo da Associação Sul-Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampasul).

Nas regiões central e sul do estado, o informativo aponta que o grande volume de chuvas deve provocar um atraso de pelo menos 20 dias no ciclo do algodão safrinha, o que deve aumentar o custo de produção e deixa apertado o prazo para a colheita do produto antes do início do período de vazio sanitário, que começa no dia 1º de setembro.

Em relação ao algodão safra, a Ampasul aponta no informativo que 30% das áreas plantadas com a cultura nestas regiões já haviam sido colhidas até o dia 28 de julho. A médias parciais apontam uma produtividade de 290 arrobas de algodão por hectare.

Já na região de Chapadão do Sul, as chuvas que totalizaram 120 milímetros entre 23 e 28 de julho, provocaram a interrupção da colheita do algodão safra. Na região, cerca de 36% das áreas cultivadas foram colhidas e a média de produtividade é de 299 arrobas de algodão em caroço por hectare.

No outro polo de produção do estado, em Costa Rica e Alcinópolis, os produtores também tiveram que praticamente suspender a colheita entre os dias 24 e 27 de julho. O volume de chuva acumulado em algumas propriedades chegou a 150 milímetros.

Além de interromper o procedimento, o excesso de chuva nos talhões que já possuem maças do algodão prontas para a colheita provoca, conforme a Ampasul, a redução da qualidade da fibra e a rebrota das folhas nos caules.

Na região, entretanto, 60% das áreas cultivadas já foram colhidas e a média de produtividade obtida até o momento é de 260 arrobas por hectare.

Agrodebate

Chuva atrapalha colheita e desenvolvimento do algodão em MSFoto: Reprodução/TV Morena“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-