21.8 C
Campo Grande

Com preço 14% mais baixo, venda antecipada de soja é de apenas 3%

- Publicidade -

22/09/2014 09h25

Pouca comercialização antecipada pode gerar problemas na colheita da soja.

Até o momento, Mato Grosso do Sul comercializou apenas 3% da safra de soja 2014/15 antecipadamente. Os baixos preços pagos pela saca de 60 kg do grão, fazem com que o produtor tenha mais cautela na venda e espere por uma valorização nos próximos meses.

De acordo com a gestora econômica do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, neste mesmo período do ano passado o Estado já havia comercializado 26% da safra de soja. “Essa diferença se dá pelo cenário de preços. No ano passado os preços estavam mais atrativos, agora o valor pago é menor e o cenário está obscuro”.

A soja está em fase de plantio e a previsão é que comece a colheita em janeiro de 2015. De acordo com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), os preços praticados atualmente são de R$ 55,67, pela saca de 60 kg de soja, enquanto que no mesmo período do ano passado o valor chegava a R$ 65,07.

“Hoje os preços estão 14% abaixo do ano passado e as previsões ainda são muito incertas sobre preço e armazenamento, visto que a safra norte americana foi excelente e isso impacta muito no cenário regional”, explica a economista.

Os problemas com armazenagem também já preocupam os produtores. “Há duas safras não temos dificuldades para armazenar, mas com pouca venda antecipadamente e parte do milho ainda em estoque, provavelmente os produtores já têm que começar a pensar em alternativas”, destaca Adriana.

campograndenews

Com preço 14% mais baixo, venda antecipada de soja é de apenas 3%Foto: Divulgação/Famasul“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-