31.6 C
Campo Grande

Entidade aponta preocupante avanço do bicudo sobre o algodão

- Publicidade -

30/01/2015 23h28

Entidade aponta preocupante avanço do bicudo sobre o algodão em MS

Em Costa Rica, incidência da praga aumentou 59% neste ciclo. Ampasul destaca necessidade de destruição dos restos da cultura.

Relatório do Programa Fitossanitário da Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul) aponta um preocupante avanço do bicudo sobre as lavouras da cultura no estado.

Segundo o relatório, resultados das nove semanas de armadilhamento que antecedem a semeadura, apontaram que no município que é o maior produtor do fio natural no estado, Costa Rica, se identificou um aumento da incidência da praga de 59% na safra 2014/2015 em relação a 2013/2014.

Em Costa Rica o número de bicudos capturados por armadilha por semana (Bas) passou de 9,34 no ciclo passado para 14,86 no atual. Com base nesse indicador, cada produtor define, com o auxílio de técnicos, a quantidade pulverizações de defensivos que serão realizadas nos algodoeiros.

O documento aponta ainda que mesmo com um intenso trabalho de conscientização dos produtores para a destruição dos restos da cultura, ainda se observa o aparecimento de plantas voluntárias ou rebrotes do algodão nas lavouras de soja e milho.

Essas plantas voluntárias, conforme a Ampasul, contribuem significativamente para a evolução da população do bicudo, principalmente após a colheita dos grãos.

Agrodebate

Entidade aponta preocupante avanço do bicudo sobre o algodãoFoto: Juliano Pinel/IMAmt“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-