23.8 C
Campo Grande

Esmagamento de soja cresce apenas 2,4% nos primeiros dois meses

- Publicidade -

17/04/2014 20h45

Esmagamento de soja cresce apenas 2,4% nos primeiros dois meses de 2014

Exportação direta de grãos cresceu 194% no mesmo período

Enquanto as exportações de soja e milho para países asiáticos e para a Europa cresce quase 200% ao ano, a indústria nacional teve um aumento de 2,4% em janeiro e fevereiro de 2014, em relação ao mesmo período do ano passado. O gerente de economia da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), Daniel Amaral, participou da segunda edição do Mercado & Cia desta quinta, dia 17 e criticou o sistema tributário brasileiro, que diminui a competitividade da indústria processadora do Brasil frente aos países importadores.

A indústria hoje sofre bastante com o desequilíbrio tributário. O Brasil coloca impostos federais e estaduais que dificultam a agregação de valor internamente.O produtor rural perde porque não tem um cliente mais forte, o que faz com que ele se torne mais dependente de alguns mercados, como o chinês – avaliou Amaral.

A exportação direta de soja in natura não recebe incidência de ICMS, não é tributada com Funrural e também não tem PIS/COFINS, segundo o gerente. Já a soja no Brasil tem de pagar todos esses tributos.

A indústria brasileira não tem a mesma competitividade, estamos exportando empregos para outros países, como Argentina, Estados Unidos e China, que tem uma política clara de agregação de valor para gerar empregos internos.

Hoje, a indústria de processamento está crescendo abaixo do potencial, a ociosidade chega a 40%. Amaral reforça que o Brasil tem capacidade e tecnologia, mas o desenvolvimento não se concretiza em aumento de processamento devido à pressão de impostos.

Queremos que a tributação seja a mesma para soja industrializada aqui e para a exportada direto, poderíamos exportar outros produtos e não só soja e milho. Temos uma estrutura tributária ineficiente – completa Amaral.

Preços dos grãos

Para o gerente, o país deveria aproveitar o bom momento dos preços no mercado internacional, para reformas na política de tributação. Já os produtores rurais devem formar seus estoques, porque os preços tendem a aumentar, refletindo a situação internacional de demanda pelos grãos produzidos no Brasil.

CANAL RURAL

Esmagamento de soja cresce apenas 2,4% nos primeiros dois mesesFoto: Eduardo Ongaro“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-