26.8 C
Campo Grande

Iagro registra aumento de 26% na emissão de GTA pela internet

- Publicidade -

29/07/2015 10h04

Em 45 dias, Iagro registra aumento de 26% na emissão de GTA pela internet

Em 2015, com a ampliação do alcance do sistema, somente nos últimos 45 dias, foram emitidas mais de 52 mil guias, pela internet.

Em 2014, com parte dos produtores habilitados, foram emitidas cerca de 38 mil guias. Em 2015, com a ampliação do alcance do sistema, somente nos últimos 45 dias, foram emitidas mais de 52 mil guias, pela internet.

Para ter um controle do trânsito de animais mais ágil e eficiente, em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, através da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) implantou um sistema que permite ao produtor emitir a guia, a chamada GTA, pela internet.

Sem a burocracia de ter que ir a uma Unidade de atendimento da Iagro para emitir a Guia, mais de 80% dos pecuaristas já podem, desde Junho passado, emitir a guia a qualquer hora, de qualquer computador, tablet ou smartphone, desde que tenha acesso à internet.

As informações inseridas pelo produtor no momento em que emite a e-GTA são integradas automaticamente na plataforma do Governo Federal, denominada PGA (Plataforma de Gestão Agropecuária) o que permite o trânsito interestadual.

Tal facilidade e agilidade fizeram com que o número emissões de GTA’s eletrônicas aumentasse em 26% no ultimo mês, no Estado. Em 2014, com parte dos produtores habilitados, foram emitidas cerca de 38 mil guias. Em 2015, com a ampliação do alcance do sistema, somente nos últimos 45 dias, foram emitidas mais de 52 mil guias, pela internet. A meta da Iagro era atingir esses números somente daqui um ano.

Acessada através do sistema SANIAGRO WEB (um dos mais modernos do País) a guia eletrônica, está disponível ao pecuarista que estiver devidamente cadastrado na Iagro e com as informações atualizadas, principalmente com relação aos dados sobre a área da propriedade, tipo de exploração pecuária e rebanho. Esse sistema que já oferecia, dentre outros serviços, a consulta de saldo de animais, extrato de produtos, registros de vacinação e consulta de guias emitidas, permite ainda que o pecuarista realize transações de compra, venda, abate, transferência e leilão de bovinos e tire vários relatórios.

Atualmente, o pecuarista com cadastro desatualizado não é penalizado, tão pouco tem qualquer documento bloqueado. Para este, a emissão de GTA continua sendo feita nos escritórios da IAGRO. Vale lembrar que a obrigação do produtor em manter o cadastro atualizado está fundamentada em Lei e as informações, analisadas com base em critérios técnicos, permitem que a Iagro possa prestar seus serviços com mais segurança e eficiência.

Desde abril, todo trânsito de animais destinados ao abate em estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) somente é aceito mediante a emissão da e-GTA. Em Mato Grosso do Sul a mudança resultou de imediato, numa economia aos cofres públicos de mais de 150 mil reais ao ano, já que a impressão agora não precisa ser feita em formulários de segurança.

e-GTA

A guia de trânsito animal eletrônica (e-GTA), instituída oficialmente no Estado através de decreto em junho deste ano, não dispensa a apresentação dos atestados sanitários e exames exigidos para cada espécie animal, conforme preconizado pelos respectivos programas sanitários.

A vacinação do rebanho em dia – contra febre aftosa e brucelose – e a inexistência de pendências sanitárias em nome da propriedade também são exigências para que a guia seja emitida.

Dentro do sistema há ainda observações quanto à exigência de exames e atestados sanitários, para cada espécie animal, conforme a finalidade do trânsito, e a ressalva de casos como os que observarem risco sanitário ou que forem averbados com restrições administrativas ou judiciais.

Com o fim da exigência da anuência do destinatário no ato da emissão da e-GTA e o crédito dos animais na propriedade, passou a ser obrigatória a confirmação eletrônica de recebimento pelo produtor destinatário.

Iagro registra aumento de 26% na emissão de GTA pela internet

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-