24.8 C
Campo Grande

MAPA envia proposta para regulamentação do PIQ de cervejas

- Publicidade -

19/10/2014 18h13

Ministério da Agricultura envia ao Mercosul proposta para regulamentação de cervejas

Documento inclui, entre outras, questões referentes à possibilidade do uso de novos ingredientes

O Ministério da Agricultura encaminhou nesta sexta, 17, ao Mercosul uma proposta para revisão do Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) dos produtos de cervejaria. O documento inclui questões referentes à possibilidade do uso de novos ingredientes e sobre a regulamentação da cerveja sem álcool no âmbito do bloco econômico.

Por meio da Coordenação Geral de Vinhos e Bebidas, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, a proposta foi elaborada a partir de um processo de consulta pública e tem como objetivo melhorar as informações prestadas aos consumidores sobre os produtores.

No caso da cerveja sem álcool, o Ministério explica, em nota, que a bebida contém um teor alcoólico residual característico do processo produtivo. Dessa forma, a proposta prevê que apenas as cervejas com porcentual alcoólico igual ou menor que 0,05% poderiam utilizar em seus rótulos expressões como “0,0% álcool” ou “zero álcool”. Nos demais casos, os produtos deveriam utilizar a expressão “pode conter álcool até 0,5%”.

A expectativa é de que a proposta seja incluída na agenda de trabalho da Comissão de Alimentos do Mercosul para 2015. Paralelamente às discussões no Mercosul, a CGVB pretende encaminhar projeto de simplificação da definição de cerveja, contido no decreto de bebidas, para que a proposta em discussão, quando aprovada, seja internalizada por meio de Instrução Normativa do Mapa.

Agência Estado

MAPA envia proposta para regulamentação do PIQ de cervejasFoto: Dicas da Capital / Divulgação“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-