27.8 C
Campo Grande

Médicos veterinários autônomos recebem capacitação para eventos

- Publicidade -

13/02/2016 12h10

Médicos veterinários autônomos recebem capacitação para eventos pecuários de MS

Iagro realizou três edições do treinamento, qualificando 56 profissionais

A partir do próximo dia 28 de fevereiro, aos eventos pecuários de Mato Grosso do Sul vão receber atendimento de médicos veterinários habilitados pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Para que possam se credenciar, além de estarem em dia com o registro no Conselho Regional de Medicina Veterinário do Estado (CRMV-MS) e cumprir uma série de normas constantes na Portaria/IAGRO/MS nº 3525, publicada no Diário Oficial em 01 de dezembro de 2015, os profissionais devem participar de uma capacitação teórica e prática com duração de oito horas.

A Iagro realizou três edições do treinamento, qualificando 56 profissionais. Na primeira parte do curso – que coloca em pauta a legislação – o especialista em Defesa Sanitária Animal da Iagro, Natal Henrique Monteiro Júnior, coordenou os trabalhos. A SGI, empresa responsável pelo CIADE (Sistema de Controle Integrado de Animais Destinados a Eventos), ministrou a segunda etapa do curso de habilitação com ênfase no acesso ao sistema de informática.

Para presidente da agência, Luciano Chiochetta, a função de auditora da Iagro servirá para orientar tanto os promotores de eventos, quanto os médicos veterinários habilitados sobre toda documentação e sua forma de procedimento durante a realização do trabalho.

A inspeção prévia do local, emissão do laudo de vistoria, encaminhamento do processo à DDSA, bem como a fiscalização, intervenção nas atividades, interdição do evento, análise dos relatórios, solicitação de correções e arquivamento de documentação, também ficarão a cargo da Iagro.

Além da realização do treinamento dos profissionais, também cabe a Iagro o controle da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), a auditoria técnica e administrativa, bem como a decisão pela suspensão temporária do credenciamento de um profissional ou de um local de evento, quando detectadas irregularidades.

Serviço

Os próximos cursos sobre Legislação Sanitária Vigente para Credenciar Médico Veterinário para Atuar em

Com informações do Sepaf

(foto : Kelly Ventorim)

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-