28.8 C
Campo Grande

Ministério da Agricultura publica portarias de Zoneamento Agrícola para culturas

- Publicidade -

24/07/2014 15h26

Ministério da Agricultura publica portarias de Zoneamento Agrícola para 11 culturas

Acréscimo de 7,5% no número de cultivares com adequação tecnológica é o destaque para a safra 2014/2015

Foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta, dia 24, pelo Ministério da Agricultura (Mapa), as portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) referentes à safra de verão 2014/2015 para as culturas do algodão herbáceo, amendoim, arroz irrigado, arroz de sequeiro, feijão 1º safra, feijão caupi, girassol, mamona, milho 1º safra, soja e sorgo granífero.

O destaque para esta safra é o acréscimo de 7,5% no número de cultivares com adequação tecnológica para as culturas citadas, ultrapassando a marca de 2.000 indicações.

O objetivo do ZARC é identificar os municípios aptos e os períodos de semeadura com menor risco climático para o cultivo das lavouras. O produtor rural precisa seguir os indicativos do ZARC para enquadrar-se nos programas de seguro e garantia do governo federal. Outro detalhe que o produtor precisa estar atento diz respeito às cultivares indicadas por grupo de maturação, esse indicativo precisa ser seguido pelo produtor para garantir o plantio de uma semente registrada e também o acesso aos programas de garantia em caso de sinistro.

O Mapa disponibiliza ferramentas desenvolvidas pela Embrapa, que auxiliam a visualização e o entendimento das Portarias: o SomaBrasil e o Agritempo. A primeira permite a visualização das Portarias de 20 culturas em formato de mapas, a segunda disponibiliza informações através de tabelas das culturas indicadas e períodos de plantio para cada município e estado.

CANAL RURAL COM INFORMAÇÕES DO MAPA

Ministério da Agricultura publica portarias de Zoneamento Agrícola para culturasFoto: Expedito Matos Nascimento“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-