25.8 C
Campo Grande

Morcego-vampiro começa a se alimentar de sangue humano

- Publicidade -

17/01/2017 15h54

Morcego-vampiro brasileiro começa a se alimentar de sangue humano

Estudo encontrou traços de sangue humano em três das quinze amostras de DNA analisadas

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) descobriram um comportamento estranho em uma colônia de setenta morcegos-vampiros que vivem no Parque Nacional de Catimbau, em Pernambuco: esses animais, que geralmente se alimentam do sangue de aves, estão buscando a bebida também em humanos.

Publicado em dezembro de 2016 no periódico BioOne, o estudo encontrou traços de sangue humano em três das quinze amostras de DNA analisadas. A maior preocupação dos pesquisadores em relação a essa mudança de hábito repentina é a transmissão de doenças. Morcegos são os principais transmissores da raiva – enfermidade de evolução rápida e mortal que acomete principalmente animais, mas que também pode ser transmitida aos humanos.

Comportamento estranho

Até o momento, são conhecidas três espécies de morcego-vampiro, todas nativas da América. Delas, apenas o morcego-vampiro comum – que é identificado pelo nome científico Desmodus rotundus – tem preferência pelo sangue de mamíferos. Os demais, incluindo o Diphylla ecaudata, espécie encontrada no parque nacional em Pernambuco, se alimentam basicamente do sangue de aves, como pássaros e galinhas domésticas.

Por isso, os cientistas ficaram surpresos com os resultados das análises de DNA. “Essa espécie não é adaptada para se alimentar do sangue de mamíferos”, afirmou o líder do estudo, Enrico Bernard, em entrevista ao New Scientist. Ele conta que o organismo desses animais processa melhor o sangue quando ele é fino e gorduroso, sendo mais difícil digerir um sangue mais grosso e com grande quantidade de proteínas, como é o dos mamíferos.

Segundo o cientista, esses animais provavelmente atacam moradores da região enquanto eles dormem, entrando nas casas durante a noite através de buracos nas paredes e no teto ou atacando as pessoas enquanto elas descansam em redes do lado de fora das residências. O próximo objetivo é descobrir quando, como e quantas vezes essas vítimas foram mordidas. Para isso, Bernard e sua equipe estão conversando com os moradores.

Os pesquisadores acreditam que a caça de pássaros e os danos ambientais causados pela exploração humana sejam responsáveis por essa mudança de hábito. Com a diminuição na população das aves da região, os morcegos-vampiros estão sendo obrigados a encontrar novas presas – incluindo humanos.

Fonte: http://veja.abril.com.br/ciencia/morcego-vampiro-brasileiro-comeca-a-se-alimentar-de-sangue-humano/

Fonte: Iagro

Morcego da espécie Diphylla ecaudata, que normalmente se alimenta do sangue de aves (Gerry Carter/Reprodução)

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-