31.6 C
Campo Grande

Produtores de MS já colheram mais de 19,6% da área de milho safrinha

- Publicidade -

23/07/2014 10h54

Centro-norte do estado está com o trabalho mais acelerado. Produtores enfrentam demora de caminhões para descarregar nos silos.

Até o dia 18 de julho os produtores rurais de Mato Grosso do Sul já haviam colhido cerca de 19,6% da área cultivada com milho safrinha no ciclo 2013/2014, que chegou a 1,461 milhão de hectares no estado. Os dados são da circular do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), divulgada nesta terça-feira (22).

Conforme o Siga, o trabalho segue mais acelerado no centro-norte do estado. No norte, o município que tem o maior percentual de áreas já colhidas é Chapadão do Sul, com cerca de 50%. Entretanto, o centro do estado ainda possui muitas áreas em período de pré-colheita, onde os produtores aguardam a redução da umidade para iniciar o procedimento.

O Siga aponta ainda que em Sonora, no extremo norte, os produtores enfrentam problemas de logística na safra. Os técnicos observaram colheitadeiras paradas aguardando caminhões, que estão demorando até sete horas para descarregar a carga nos armazéns. Alguns produtores, para tentar escapar do problema estão terceirizando a colheita.

Já no sul do estado a média de áreas colhidas é de 15,1% até o dia 18 de julho. Rio Brilhante é o município que possui o maior índice de colheita no acumulado da safrinha, 25%. Na região, os técnicos do Siga relatam também problemas de logística, com a demora dos caminhões para descarregar o cereal nos armazéns.

Agrodebate

Produtores de MS já colheram mais de 19,6% da área de milho safrinhaFoto: Reprodução/TV Morena“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-