31.8 C
Campo Grande

Safra de café do Brasil corresponde a 31,3% da produção mundial

- Publicidade -

20/01/2017 23h33

Safra de café do Brasil corresponde a 31,3% da produção mundial do produto

Com maior área plantada, Minas é também o maior produtor deste grão no Brasil.

A safra de café no Brasil pode chegar a 47,51 milhões de sacas de 60 kg neste ano. Se esse valor se confirmar, o país será responsável por 31,3% da produção mundial do produto, de acordo com informações divulgadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os dados mostram ainda que caso, esse valor seja alcançado, o faturamento bruto com café será de R$ 22,2 bilhões.

Esse desempenho é reflexo, em parte, da área plantada de café no País, que totaliza 2,23 milhões hectares neste ano, como também com o investimento em tecnologia que o setor recebeu, o que colabora com o aumento da safra, conforme explica a Companhia Nacional de Abastecimento.

Os seis Estados brasileiros com maior área plantada de café são: Minas Gerais, 1,22 milhão de hectares; Espírito Santo, 433 mil hectares; São Paulo, 216 mil hectares; Bahia, 171 mil hectares; Rondônia, 95 mil hectares; e Paraná, 49 mil hectares.

Minas bate recorde

Com maior área plantada, Minas é também o maior produtor deste grão no Brasil. O Estado registrou um volume recorde de 30,7 milhões de sacas em 2016. O número corresponde a um aumento de 37,8% em relação à safra anterior e equivale a quase 60% da produção nacional, que ficou em 51,3 milhões de sacas. Estes dados fazem parte do quarto e último levantamento anual de safra da Conab.

Responsável por 38% do café produzido no país, segundo o último Censo Agropecuário (2006), a agricultura familiar também se beneficia destes resultados, como é o caso da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam). Dela participam mais de 320 famílias de pequenos cafeicultores, todos agricultores familiares.

Agência CNM com informações do Portal Brasil e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

Reprodução

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-