21.8 C
Campo Grande

Showtec aproxima produtores rurais da comunidade científica

- Publicidade -

19/01/2017 08h39

Showtec aproxima produtores rurais da comunidade científica

Apoio do governo reforça papel do estado como indutor do desenvolvimento

O Governo de Mato Grosso do Sul como indutor do desenvolvimento do agronegócio foi destaque na abertura da 21ª edição da Showtec – feira de tecnologia voltada aos negócios do campo realizada nesta quarta-feira (18) em Maracaju.

Ações governamentais que fortalecem o potencial produtivo do Estado foram reforçadas pelo secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas e pelo governador Reinaldo Azambuja, que mesmo licenciado e de férias compareceu ao evento.

Durante a abertura da feira, Lamas citou medidas tomadas pela administração estadual para desenvolver a agropecuária no Estado. “O Governo lançou recentemente um programa de redução da tarifa de energia elétrica visando estimular a agricultura irrigada; reduziu alíquota do ICMS da avicultura para melhorar a competitividade do setor; estimula a recuperação de 8 milhões de hectares de pastagens degradadas, por meio do programa Terra Boa e melhora a produção pecuária por meio do programa Precoce MS, opção moderna do Novilho Precoce”, disse.

Já o governador Reinaldo Azambuja ressaltou a atividade como importante eixo para a estabilidade econômica do País. Para ele, “o agronegócio avançou muito e tem sustentado a economia brasileira. Se organizou, se tornou técnico e trouxe pesquisas para o campo, quadruplicando a produção nacional nos últimos 30 anos e contribuindo para o fortalecimento do PIB”, falou.

Nesse sentido, segundo Reinaldo, governos e instituições como a Fundação MS, organizadora da Showtec, têm contribuído para o crescimento da agropecuária nacional, de Mato Grosso do Sul e do Brasil. “Firmando parcerias, estamos fomentando as atividades produtivas. Precisamos cada vez mais desses caminhos para nosso País chegar ao desenvolvimento pleno”, comentou ele.

Showtec

Realizada há 21 anos pela Fundação MS, a Showtec aproxima produtores rurais da comunidade científica para divulgar o que há de mais moderno em tecnologia voltada ao setor da agropecuária. Em 2017 serão mais de 500 tecnologias divulgadas por 120 expositores nos três dias de feira – de 18 a 20 de janeiro.

Segundo o presidente da Famasul, Maurício Saito, o uso frequente de tecnologias para o aumento da produção e da produtividade torna Mato Grosso do Sul referência nacional no segmento. Saito revelou que estão previstas para esse ano produções de carne e de grãos maiores do que as registradas em 2016, 130% e 450% respectivamente. “Isso sem aumento de área”, afirmou.

Na mesma linha, o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, assegurou que o Estado fará colheita recorde de soja até março deste ano, onde estão estimadas a produção de 7,8 milhões de toneladas do grão. Bortolotto também revelou que atualmente Mato Grosso do Sul é o quarto maio produtor de soja e o terceiro maior de milho do Brasil.

Bruno Chaves, Subcom.

Foto:  Edemir Rodrigues.

Showtec aproxima produtores rurais da comunidade científica

Showtec aproxima produtores rurais da comunidade científica

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-