22.8 C
Campo Grande

17 municípios de MS têm registro da febre chikungunya, diz saúde

- Publicidade -

30/06/2015 15h05

De acordo com o relatório da Secretaria de Estado de Saúde, há registros suspeitas em Corumbá (5), Paranhos (4), Maracaju (3)

Em Mato Grosso do Sul, foram notificados 77 casos de febre chikungunya, doença que é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, de janeiro a junho de 2015. Segundo o boletim, com dados até a última quinta-feira (25), há um caso confirmado em Campo Grande.

De acordo com o relatório da Secretaria de Estado de Saúde, há registros suspeitas em Corumbá (5), Paranhos (4), Maracaju (3) e outras 14 cidades tem um caso sendo investigado em cada uma.

Além da confirmação da doença, na capital sul-mato-grossense, foram feitas 49 notificações, o que representa 63% dos casos no estado.

Sintomas

Assim como a dengue, a chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti só que os sintomas são mais intensos. Os sintomas são febre de início súbito, maior que 38.5°C, e dor intensa nas articulações, acompanhada ou não de edemas (inchaço).

Em alguns casos, segundo a SES, as dores articulares permanecem por meses e até anos. O órgão alerta que pode acontecer infecção pela chikungunya e dengue ao mesmo tempo, já que o mesmo mosquito pode carregar os dois vírus.

Ao apresentar sintomas da doença, as recomendações da SES são procurar uma unidade de saúde e manter repouso, tomar muito líquido, como água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas, além de evitar exposição aos mosquitos.

Fonte: G1

17 municípios de MS têm registro da febre chikungunya, diz saúde

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-