25.8 C
Campo Grande

Acadêmicos da UEMS participam do Outubro Rosa em Dourados

- Publicidade -

03/10/2014 13h24

Acadêmicos de enfermagem da UEMS participam do Outubro Rosa

Em Dourados, serão desenvolvidas atividades durante o mês de outubro nas Unidades de Equipe de Saúde da Família e Clínica da Mulher.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participa das ações do Outubro Rosa em Dourados, em apoio à Prefeitura Municipal e ao Hospital do Câncer, com a participação dos acadêmicos de enfermagem na orientação para prevenção do câncer de mama e colo do útero.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem, Lourdes Missio, os universitários participarão da campanha na Clínica da Mulher, nos dias 4 e 31 de outubro, e na ESF (Estratégia de Saúde da Família) Rural de Itahum no dia 18.

“Para os acadêmicos do curso de enfermagem é mais uma oportunidade de aprofundar o conhecimento na área da saúde da mulher, em relação à consulta de Enfermagem e na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. A participação do aluno nestas ações faz com que ele se aproxime mais do serviço e passe a conhecer como o sistema de saúde se organiza. Com o maior contato com a comunidade ele fortalece o vínculo e aprende a atender de uma forma mais humanizada”, ressaltou a professora.

O “Outubro Rosa” é um momento para as mulheres se conscientizarem da importância do diagnóstico precoce e prevenção dos cânceres de mama e colo de útero, além de ter a oportunidade de fazer o autoexame das mamas e o exame preventivo (o papanicloau) e, a partir dos 50 anos, a mamografia.

Em Dourados, serão desenvolvidas atividades durante o mês de outubro nas Unidades de Equipe de Saúde da Família e Clínica da Mulher.

Outubro Rosa

O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce.

O movimento começou em 1990 com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então é promovida anualmente na cidade. No Brasil, a primeira iniciativa do Outubro Rosa foi em 2002, com a iluminação do Obelisco Ibirapuera em São Paulo. Esta iniciativa foi de um grupo de mulheres com apoio de uma empresa europeia de cosméticos. Foi a partir de outubro de 2009 que se multiplicaram as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil.

Fonte: UEMS

Acadêmicos da UEMS participam do Outubro Rosa em Dourados

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-