20.8 C
Campo Grande

Ações são encerradas com exames e palestras aos servidores do CIOPS

- Publicidade -

01/12/2015 09h03

Ações do Novembro Azul são encerradas com exames e palestras aos servidores do CIOPS

O objetivo da ação é conscientizar os servidores sobre a importância da rotina de exames preventivos

As ações educativas do Novembro Azul realizadas ao longo deste mês foram encerradas nesta segunda-feira (30), no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), com palestras educativas e de prevenção às doenças mais prevalentes na população masculina e exames para os servidores.

O objetivo da ação é conscientizar os servidores sobre a importância da rotina de exames preventivos e também orientar sobre o acesso aos serviços de saúde preconizados pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde. De acordo com a médica cardiologistas Ângela Schinel, por ano são registradas no país mais de 300 mil mortes causadas por problemas cardiovasculares, sendo que ocorre uma a cada dois minutos.

“Desse total de mortes, 100 mil são súbitas, ou seja, não dá tempo de chegar ao hospital e outras 200 mil deixam sequelas graves, daí a necessidade de eventos preventivos como o Novembro Azul para incutir nos servidores a prevenção de doenças através da mudança de estilo de vida, com hábitos saudáveis, exercícios físicos, alimentação saudável e prevenção do fumo”, explicou a médica aos servidores.

Para Denny Cavalcante, major do Corpo de Bombeiros que trabalha no CIOPS, atividades como a de hoje favorecem os cuidados com a saúde por parte dos homens. “No dia-a-dia a gente acaba adiando, deixando para depois e quando esse serviço vem até o nosso trabalho facilita o acesso, eu por exemplo confesso que os resultados dos exames que fiz estão acima do esperado, mas serve de alerta para que eu me cuide, faça atividades físicas e me alimente melhor”, disse.

O CIOPS é uma unidade mista da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com quase 90 servidores da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a maioria homens. Para o diretor do Centro, coronel Luiz Altino do Nascimento, as atividades do Novembro Azul realizadas hoje, ajudam a quebrar alguns tabus. “Há uma mística, principalmente nas corporações policiais de que o homem por ser mais forte está imune às doenças e nesse evento fica evidente que precisamos cuidar da saúde, tanto quanto as mulheres”, pontuou.

O Novembro Azul é uma ação da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estadual. “Nós propusemos encerrar o Novembro Azul aqui no CIOPS, para mostrar para os homens que existem outras formas de se prevenir e manter a saúde como um todo, cuidando da hipertensão, prevenindo o diabetes e tendo como rotina a alimentação saudável e o exercício físico”, finaliza Edlene Pessoa, gerente do SAMU Estadual.

Durante toda a manhã os servidores do CIOPS receberam orientações sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e participaram de palestras sobre as doenças cardiovasculares, Saúde Sexual e Câncer de Próstata e realizaram pesagem, medição da circunferência abdominal, aferição da pressão arterial e exames de glicemia e teste rápido para o vírus HIV.

Ações são encerradas com exames e palestras aos servidores do CIOPS

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-