22.8 C
Campo Grande

Agência de Desenvolvimento Agrário viabiliza criação de assentamento

- Publicidade -

04/08/2015 23h33

Agência de Desenvolvimento Agrário viabiliza criação de assentamento em Sidrolândia

A expectativa da Agraer, segundo Felini é assentar 400 famílias até o final do ano, por meio do crédito fundiário.

Para fortalecer a agricultura familiar em Sidrolândia, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) está dando todo o apoio necessário para a Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul) no projeto de criação de mais um assentamento no município. Recentemente, no dia 31 de julho, a Instituição participou do sorteio de lotes, terras que antes formavam a antiga Fazenda Triângulo, as margens da rodovia MS 162, na divisa de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti.

Com a nova comunidade agrícola, o número de assentamentos de Sidrolândia chega a marca de 26, que hoje, abriga o maior complexo de pequenos produtores do País.

Ao todo, 38 famílias se beneficiaram com o sorteio e tomarão posse das terras assim que todos os trâmites burocráticos forem concluídos. A fazenda que possuía uma área de 250 hectares foi demarcada em pequenas propriedades de 6,57 hectares, já inclusa área permanente de preservação ambiental. Dos 250 hectares, 49,14 fazem parte da reserva legal e os outros 42 mil m² foram destinados à abertura de um corredor.

Os lotes estão sendo adquiridos por meio do crédito fundiário, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural através de financiamento.

Em Mato Grosso do Sul, a execução dos trabalhos de assentamento de famílias é realizada com o auxílio da Agraer, órgão vinculado ao governo Estadual. Para isso, foi firmado um termo de cooperação técnica entre os dois poderes: União e Estado.

Na opinião do diretor-presidente da Agência, Enelvo Felini, esse é um dos mecanismos mais eficazes para auxiliar o pequeno agricultor em conquistar seu pedaço de chão. “O governo não está dando nada a ninguém, pelo contrário, eles estão comprando seu pedaço de terra com prazo de 20 anos para pagar, três anos de carência e juros de 2% ao ano, ou seja, é daqui que vão tirar o sustento para suas famílias, além dos recursos para pagar os seus compromissos”.

A expectativa da Agraer, segundo Felini é assentar 400 famílias até o final do ano, por meio do crédito fundiário. No primeiro semestre de 2015, já foram assentadas 82 famílias na cidade de Jardim.

Também esteve presente na solenidade de sorteio de lotes a coordenadora da Unidade do Crédito Fundiário de Mato Grosso do Sul, Tânia Regina Minussi, além de autoridades do Município e representantes da Federação dos Agricultores e Assalariados Rurais de MS (Fettar) e Fetagri.

Assessoria de Comunicação da Agraer

Agência de Desenvolvimento Agrário viabiliza criação de assentamento

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-