31.8 C
Campo Grande

Agepen reforça segurança no acesso à Casa do Albergado de Campo Grande

- Publicidade -

28/04/2015 14h43

Segundo Stropa, a previsão é que a reestruturação de segurança do presídio seja inaugurada no próximo dia 06 de maio.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), já iniciou as obras de reforço à segurança quanto ao acesso à Casa do Albergado de Campo Grande.

A unidade prisional de cumprimento do regime aberto foi palco do assassinato do agente penitenciário Carlos Augusto Queiroz de Mendonça no dia 11 de fevereiro deste ano, enquanto ele trabalhava na portaria do presídio; em 2011 o agente Hudson Moura da Silva também faleceu em decorrência de tiros recebidos no momento em que abria o portão de entrada do estabelecimento penal para a liberação dos detentos.

Estão sendo instaladas grades de contenção no corredor que dá acesso à portaria, além de três portões com travas automáticas controladas pelo agente de segurança. Outra medida será a construção de um espaço para a revista dos internos que chegarem da rua, no qual o agente penitenciário estará protegido por grades, a exemplo do modelo adotado no Presídio Federal de Campo Grande.

A obra contempla, ainda, a instalação de nova porta de vidro e a construção de um solário para o banho de sol dos internos que estão sancionados e que, mesmo estando em regime aberto, cumprem, momentaneamente, pena intramuros.

De acordo com a Diretoria de Administração e Finanças da Agepen, a obra está orçada em cerca de R$ 35 mil, dos quais R$ 30 mil foram doados pela 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, através da Central de Execução de Penas Alternativas (Cepa).

O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, esteve na Casa do Albergado na tarde desta segunda-feira (27) verificando o andamento das obras. Segundo ele, o reforço na estrutura é uma merecida resposta que o Governo do Estado e o Judiciário dão aos servidores, no sentido de prevenir que novas tragédias aconteçam no local.

Segundo Stropa, a previsão é que a reestruturação de segurança do presídio seja inaugurada no próximo dia 06 de maio. “Determinamos aos prestadores de serviço empenho para que o prazo estabelecido seja cumprido”, afirmou.

Também estiveram na unidade vistoriando a obra os diretores de Operações e de Assistência da Agepen, Reginaldo Régis e Gilson Martins, respectivamente.

Assessoria de Comunicação da Agepen

Agepen reforça segurança no acesso à Casa do Albergado de Campo Grande

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-