20.8 C
Campo Grande

Agrícola: Agraer e Sepaf participam de seminário sobre cooperativismo

- Publicidade -

07/10/2015 09h25

Agraer e Sepaf participam de seminário sobre cooperativismo agrícola

O seminário teve como objetivo discutir a importância dos trabalhos coletivos dentro das comunidades agrícolas, sob a ótica do Cooperaf.

Buscar alternativas para o fortalecimento da pequena produção através do Programa Nacional de Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo Solidário da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cooperaf), aprovado em junho deste ano pela União. Esse foi o principal tema do seminário realizado, nesta terça-feira (6), no auditório do Sebrae. Evento que contou com a presença do secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas e do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini.

O seminário teve como objetivo discutir a importância dos trabalhos coletivos dentro das comunidades agrícolas, sob a ótica do Cooperaf, levando em consideração os atuais desafios enfrentando pelo homem do campo frente a atual conjuntura econômica do País. “Nossa maior meta é que no futuro tudo o que a gente consome dentro do Estado seja gerado pelos próprios produtores sul-mato-grossenses. O associativismo é um caminho de fortalecer e estimular esse nosso sonho”, enfatizou o diretor-presidente da Agraer.

Instituído este ano, o Programa Nacional de Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo Solidário da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cooperaf) tem em seu plano de trabalho oferecer mais apoio ao pequeno produtor para aprimorar suas atividades produtivas, agroindustriais e comerciais. A previsão é de que em todo o território nacional mais de mil cooperativas sejam beneficiadas com a criação desse programa, através de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

A iniciativa prevê a integração de políticas públicas e investimentos como maior oferta de qualificação por meio da Ater oferecida pelo programa Mais Gestão, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – duplicando o número de cooperativas beneficiadas no Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/16.

“As cooperativas têm papel fundamental na organização da produção e é essa organização que se faz necessária para que as políticas públicas cheguem de fato até quem precisa, o agricultor familiar”, disse o superintendente do MDA/MS, Gerson Faccina.

A programação do seminário contou com a apresentação da palestra “Programa Nacional de Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo Solidário da Agricultura Familiar (Cooperaf), ministrada por Igor Teixeira, representante da Diretoria de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/DGRAV/MDA).

“É na base da parceria que podemos buscar soluções para vencer os desafios. O médio e o grande já têm acesso à tecnologia. É o pequeno produtor que merece uma maior atenção para ter acesso a esse tipo de recurso. Por isso estamos aqui para debatermos sobre essa estão e sermos propositores no desenvolvimento do Mato Grosso do Sul”, pontuou o diretor do Sebrae/MS, Tito Sarabando.

Em seu pronunciamento, o secretário da Sepaf, Fernando Lamas, destacou a capacidade do cooperativismo em atender as demandas do mercado interno. “A agricultura familiar passa pelas associações e cooperativas, esse é o princípio norteador para se conseguir ocupar espaços existentes que não são poucos. O governo do Estado na forma de suas entidades, Sepaf e Agraer, se coloca ao lado do produtor para uma agricultura familiar mais forte”, afirmou.

A mesa de honra do seminário contou com o deputado estadual João Grandão, o superintendente do Incra, Sidney Ferreira, a gerente da Conab/MS, Vanessa Reis e o produtor Natael Machado, na ocasião representando tos agricultores familiares presentes.

Agraer

Agrícola: Agraer e Sepaf participam de seminário sobre cooperativismo

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-