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Ao investir na ordem de serviço, Sanesul garante mais eficiência e agilidade

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30/07/2015 18h01

Ao investir na ordem de serviço eletrônica, Sanesul garante mais eficiência e agilidade

Tecnologia já está em operação em Jardim, Aquidauana, Corumbá, Ponta Porã, Nova Andradina, Naviraí entre outras gerências regionais.

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) investe constantemente em tecnologias para executar com mais agilidade e eficiência os serviços solicitados pelos usuários. Exemplo disso é a implantação da ordem de serviço (o.s.) eletrônica. Já em operação nas gerências regionais de Jardim, Aquidauana, Corumbá, Coxim (com exceção de Sonora), Ponta Porã , Nova Andradina entre outras, a tecnologia está sendo implantada desde terça-feira (28) em Caarapó.

Técnicos da Diretoria Comercial e de Operações e da Gerência Regional de Naviraí estão implantando o sistema de ordem de serviço eletrônica em Caarapó e até sexta-feira (31) devem finalizar o treinamento com as equipes de campo, que irão operar o sistema.

“Este é um avanço para as equipes de campo, que realizam trabalhos nos sistemas de água e esgoto, porque vai agilizar o atendimento aos clientes e reduzirá os gastos com papel e impressão, tendo em vista que o serviço será repassado direto para equipe de campo sem precisar passar no escritório, reduzindo também o consumo de combustível”, destacou o gerente regional de Naviraí, Paulo Roberto Nepomuceno.

O gerente comercial da Sanesul, Onofre Assis Souza, explicou que a ordem de serviço eletrônica está em operação em Naviraí, e deve ser implantada na próxima semana em Juti e Itaquiraí e até o final de agosto em Eldorado, Mundo novo, Japorã, Iguatemi, Tacuru e Sete Quedas. A previsão é de que até dezembro a o.s. eletrônica seja implantada em todo Estado, tudo depende do sinal de internet das operadoras de telefonia.

Para o gerente de tecnologia da informação, Altair Fernades, valeu a pena o esforço de mais de um ano desenvolvendo e melhorando a infraestrutura do sistema de ordem de serviço eletrônica. “A equipe da Geti (Gerência de Tecnologia da Informação) desenvolveu e idealizou o sistema, em conjunto com a Gerência Comercial em função da necessidade de ter controle sobre os serviços realizados. Temos alguns problemas por conta da operadora de telefonia, mas o resultado final é muito bom, porque temos um controle maior sobre as equipes em campo. Fizemos um piloto em Ponta Porã, passamos um ano desenvolvendo, e valeu muito a pena”.

“Só em Naviraí realizamos 3000 serviços por mês, como ligação de água, conserto de vazamentos, substituição de hidrômetros, desobstrução de esgotos, entre outros.Por isso o sistema sendo todo online facilita e agiliza o nosso trabalho”, concluiu Paulo Roberto.

Como funciona a O.S.

Os serviços são solicitados pelos clientes, nos escritórios de atendimento ao público e pelo Call Center (0800 67 6010 FREE), e as solicitações são incluídas no sistema e distribuídas para grupos de trabalho, que recebem as informações por meio de um smartphone (aparelho de celular com sistema operacional).

Ao chegar à empresa, no período da manhã, os funcionários responsáveis pela realização dos serviços e reparos acessam o sistema no aparelho de celular e recebem a lista dos atendimentos que deverão fazer no dia. O empregado recebe todas as informações necessárias para desenvolver com eficiência e atender com agilidade as necessidades dos clientes.

O atendimento se inicia quando o operador registra sua saída do escritório em direção ao endereço onde será realizado o reparo. Já no local do conserto, o sistema solicita que seja capturada uma foto de onde o reparo será realizado, para então prosseguir o atendimento.

Ao finalizar o conserto ou serviço, o funcionário da Sanesul registra com outra foto o serviço concluído e realiza a baixa no sistema automaticamente, informando os materiais utilizados. Assim, a “baixa” no sistema, que poderia demorar até dois dias para ser realizada, ocorre na hora.

A transmissão das informações para o sistema é feito por sinal 3G de internet, que proporciona rapidez na finalização do atendimento. Essa tecnologia, além de todos os benefícios, tem como objetivo evitar o uso do papel utilizado na O.S. comum, proporcionando maior economia e sustentabilidade no trabalho da Sanesul.

Reunião para discutir estratégias

Além da implantação da o.s. eletrônica, o gerente regional de Naviraí, Paulo Roberto Nepomuceno reuniu, no dia 25 de julho, todos os supervisores de unidades da regional, para garantir mais eficiência e qualidade na prestação de serviços aos consumidores, debatendo as questões inerentes ao trabalho de cada unidade, incluindo os resultados do Plano de Metas (faturamento, arrecadação, despesas, entre outros).

Durante a reunião, foram destacadas as principais diretrizes da Sanesul, estabelecidas pelo Governo do Estado, e discutidas questões comerciais e administrativas. Os supervisores da unidades também aproveitaram a oportunidade para falar sobre suas expectativas e reforçaram o compromisso de atingir resultados positivos ao final de 2015.

Assessoria de Imprensa/Sanesul

Funcionário visualiza a o.s. eletrônica

Equipe da Gerência Regional de Naviraí e Gecoeletrônica

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