30.8 C
Campo Grande

Após anos aguardando, pacientes realizam cirurgias de oftalmo na Caravana

- Publicidade -

04/07/2015 16h12

Após anos aguardando na fila, pacientes realizam cirurgias de oftalmo na Caravana de Paranaiba

Pacientes que aguardavam há mais de anos por um procedimento cirúrgico comemoraram nesta sexta a realização de suas cirurgias.

Com mais de 700 cirurgias agendadas desde o início de suas atividades, a Caravana da Saúde iniciou nesta sexta-feira (03) as cirurgias oftalmológicas no município de Paranaíba. A estimativa para a região, é de que sejam realizadas cerca de 2 mil cirurgias, para pacientes dos municípios de Inocência, Cassilândia e Aparecida do Taboado. Também foram incluídos para os atendimentos oftalmológicos os municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Paraíso das Águas e Água Clara.

Pacientes que aguardavam há mais de anos por um procedimento cirúrgico comemoraram nesta sexta a realização de suas cirurgias. Para Antonio Rodrigues de Mello, 54 anos, a procura por uma vaga para cirurgia uma cirurgia de catarata começou em janeiro após exames de rotina. De acordo com o morador em Paranaíba, a catarata foi conseqüência de um acidente sofrido em 2003, onde acabou lesionando os seus olhos. “Depois do acidente tive que passar por diversos exames, não apenas de visão. Com o passar dos anos percebi que tinha que me esforçar para poder enxergar bem. Cheguei até a tentar o procedimento em São Paulo, mas ficaria aguardando na fila. Foi quando soube da Caravana e resolvi vir, pois me disseram que o meu problema seria resolvido. E realmente fui bem atendido além de fazer a cirurgia. É uma grande estrutura completamente voltada para a saúde da população”, disse Antonio após sair da cirurgia.

Morador em Paranaíba, Adão Carvalho da Costa, 52 anos, esteve aguardando por dois anos e meio uma cirurgia, porém o custo acabou desestimulando ainda mais a possibilidade de ter o procedimento realizado. “Eu tinha muita dificuldade em dirigir, assistir e TV e até mesmo ler. Por dois anos e meio busquei exames mas quando vi o alto custo para uma cirurgia de catarata acabei deixando de lado. Meus amigos me avisaram da Caravana e me surpreendi ao chegar aqui e fazer a minha cirurgia. É uma sensação maravilhosa saber que há toda esta estrutura disponível para a população para cuidar da saúde. É uma iniciativa que deveria continuar todo ano”, ressaltou Adão.

Moradora em Inocência, Iolanda de Lima Valadão, 67 anos, a principal dificuldade era assistir TV e ler algum texto. Por se esforçar muito para enxergar acabava sentindo dores de cabeça. Como na cidade não havia atendimento oftalmológico, Iolanda acabou deixando de lado a busca por assistência. “Não conseguia assistir TV e a visão me atrapalhava para ler, mesmo me esforçando para enxergar. Como não tinha médico especializado para este atendimento fui deixando de lado. A secretaria do município me ligou e disse que eu tinha uma cirurgia confirmada. Foi uma felicidade principalmente por receber um atendimento deste tipo. É uma grande melhoria na saúde”, disse Iolanda.

Neste sábado(4) a Caravana realiza o Dia D onde além dos atendimentos oftalmológicos, serão realizadas consultas e exames com especialidades em cardiologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, odontologia entre outros. Também serão realizados os atendimentos das instituições parceiras como Hospital do Câncer, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, PROCON, SESI, Hemosul, Corpo de Bombeiros entre outros. A Caravana está instalada em frente ao campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) localizada na Avenida João Rodrigues de Melo, sem número, bairro Jardim Santa Mônica.

Após anos aguardando, pacientes realizam cirurgias de oftalmo na Caravana

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-