17.8 C
Campo Grande

Assomasul destaca importância da parceria institucional com o Detran-MS

- Publicidade -

05/03/2015 15h12

Na na sexta-feira (06) a proposta é a realização de um debate sobre a regulamentação do transporte escolar.

Representando a Assomasul durante o “I Encontro com Gestores Municipais e Educadores de Trânsito”, no plenário da entidade, em Campo Grande, o prefeito de Taquarussu, Roberto Nem, destacou a importância da parceria institucional com o Detran-MS e órgãos ligados ao setor na construção de ações concretas visando a melhoria do sistema de segurança no trânsito nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Iniciado na manhã desta quinta-feira, o encontro reúne representantes dos municípios que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e terá sequencia na sexta-feira.

O evento serve para apresentação do Programa de Educação e Segurança do Detran-MS, a fim de integrar e socializar as práticas educativas de segurança do segmento.

Roberto Nem, que faz parte da diretoria da entidade, disse que a Assomasul está de portas abertas para estabelecer acordos de cooperação que garantam o aperfeiçoamento e a segurança no trânsito no Estado.

“Em nome do presidente Juvenal Neto, desejamos boas vindas a todos e dizer que a Assomasul está à disposição de vocês”, colocou o prefeito, ao destacar a importância do debate em torno desse tema durante os dois dias de evento.

Ele disse que um dos assuntos mais importantes a ser debatido no encontro é a questão do transporte escolar, que é de interesse de todos os prefeitos do Estado.

Em discurso, o diretor do Detran-MS, Gerson Claro, lembrou à época em que dirigiu a Assomasul, quando deram início as primeiras discussões em torno da regulamentação do transporte escolar.

“Hoje as coisas estão diferentes, mas há 15 anos tive a oportunidade de conhecer os primeiros problemas relacionados ao trânsito nos municípios”, comentou, ao lembrar o caso de um prefeito que à época foi condenado por improbidade administrativa por autorizar o transporte de alunos em uma caminhonete irregular.

Gerson reconheceu que hoje a realidade do trânsito é outra em Mato Grosso do Sul, onde 70 mil crianças são transportadas diariamente em ônibus para as escolas públicas municipais.

“A realidade do transito é outra, as legislações avançaram, os problemas aumentaram, as coisas estão diferentes, mas a gente quer contribuir na melhoria do sistema, acho que quanto menos acidentes ocorrerem melhor”, disse Gerson, acrescentando que o Detran é parceiro das prefeituras visando um melhor ordenamento do sistema de trânsito do Estado.

Ele enalteceu o trabalho do Conselho Regional de Trânsito e defendeu a participação dos municípios e da sociedade em torno da melhoria das condições do sistema em todo o Estado.

O deputado Beto Pereira disse que se sentia em casa por já ter sido presidente da Assomasul, a exemplo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e de Gerson Claro, que exerceu o cargo de diretor-executivo da entidade.

Ele elogiou o conhecimento do corpo técnico da associação e agradecedeu ao presidente Juvenal Neto por abrir as portas da entidade para discussão de importante debate.

“Quero dizer da importância da parceria entre o Detran, Polícia Militar, agências reguladoras. Quando fazemos um debate de forma ditatorial não tem chance de acertar. Agora com o governador Reinaldo e o Gerson, que são municipalistas, não tenho nenhuma dúvida de que as dúvidas serão sanadas”, discursou o deputado, ao criticar o programa Caminho da Escola por ter distribuído ônibus aos municípios que, segundo ele, deram problemas em relação ao conhecimento técnico na parte mecânica.

“Nós temos a responsabilidade de prestar o melhor serviço no trânsito possível. Isso é só uma ilustração, entendo que se conversando mais se cria menos transtornos”, sugeriu Beto Pereira.

PROGRAMAÇÃO

De acordo com a programação, o evento aborda nesta quinta metas para de 2015. Serão expostos temas de educação, transporte escolar e fiscalização de trânsito. Na na sexta-feira (06) a proposta é a realização de um debate sobre a regulamentação do transporte escolar.

Willams Araújo/Assomasul

Assomasul destaca importância da parceria institucional com o Detran-MS

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-