23.8 C
Campo Grande

Assomasul reforça Campanha Novembro Azul contra o câncer

- Publicidade -

24/11/2014 16h04

Funcionários da Assomasul reforça Campanha Novembro Azul contra o câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens no País.

Funcionários da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) reforçaram na última sexta-feira (21) a Campanha “Novembro Azul”, cujo objetivo é alertar o público masculino quanto ao câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens no País. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, devem ser registrados 68.800 novos casos no Brasil neste ano.

Para o diretor-executivo da Assomasul, Alan Gustavo Monteiro, a campanha é importante como forma de prevenir a todos sobre os riscos da doença, cujos índices de incidência têm aumentado muito nos últimos anos, segundo os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).

O funcionário Luiz Carlos Xavier é um dos maiores entusiastas da campanha, responsável inclusive pela distribuição dos bigodes (símbolo da campanha) entre os funcionários da entidade municipalista.

COMEÇO

O movimento Novembro Azul começou com um grupo de amigos na cidade de Melbourne, na Austrália, em 2004. Na ocasião, eles deixaram o bigode crescer para alertar sobre os riscos do câncer de próstata e a depressão masculina.

O movimento denominado Movember (contração das palavras inglesas moustache, que significa bigode, e november, que é novembro) ganhou força e se espalhou pelo mundo e o bigode segue como símbolo da campanha.

A estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) para o câncer de próstata em 2014 é de 68,8 mil novos casos, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

Número de mortes em 2011: mais de 13 mil, ou seja, um óbito a cada 40 minutos. Segundo os dados, em 2014, a doença pode matar 12 mil homens brasileiros.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

A cada seis homens, um será portador da doença.

O câncer de próstata é uma das enfermidades que mais mata e a realização periódica de exames ainda é uma das melhores formas de combate à doença.

Urologistas esclarecem que fatores culturais influenciam na resistência dos homens em procurar um médico para realizar tratamentos.

Observam ainda que há pouco tempo esse ‘bloqueio’ masculino vem se quebrando devido às facilidades ao serviço médico, ou seja, o acesso a consultas no sistema público e ações como essas da campanha aproximam o homem do sistema de saúde.

Willams Araújo/Assomasul

Assomasul reforça Campanha Novembro Azul contra o câncerFoto: Mariana Garrido

“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-