25.8 C
Campo Grande

Autoridades se reúnem para tratar sobre operação contra a violência no trânsito

- Publicidade -

01/10/2014 23h53

Essa é a segunda reunião promovida com esse propósito. A primeira aconteceu no dia 16 de setembro.

O secretário do Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jacini, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (1º), autoridades estaduais e municipais para discutir e planejar uma força-tarefa de conscientização e combate a violência no trânsito na Capital. Essa é a segunda reunião promovida com esse propósito. A primeira aconteceu no dia 16 de setembro.

Durante a reunião foram discutidas as estratégias necessárias para que a operação de combate a imprudência no trânsito ganhe as ruas de Campo Grande. Segundo o secretário Jacini, a força-tarefa consistirá em duas partes: fiscalização e prevenção. A primeira visa coibir o desrespeito às leis de trânsito e a outra se refere à conscientização da sociedade, em especial aos riscos de misturar álcool com direção. “Nessa primeira etapa, os órgãos já saem com incumbência de fazerem um levantamento de dados indicando os pontos com maior incidência de acidentes nas sete áreas administrativas de Campo Grande, a partir disto é que as ações serão planejadas e executadas em uma parceria entre o governo do Estado e o Município”, explicou secretário.

Para o Prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, a aliança entre os dois poderes é fundamental para minimizar a violência e preservar a vida do cidadão. “A questão dos acidentes de trânsito é um assunto que diz respeito a toda a sociedade. Precisamos unir forças para resolver essa questão e uma operação como essa é de fundamental importância para que os objetivos sejam atingidos”, afirmou.

A expectativa é de que os trabalhos nas vias públicas comecem ainda no mês de outubro. Mas antes disso, uma nova reunião deverá ser feita para que cada órgão apresente os relatórios com os indicadores, dentro de sua competência, no que diz respeito a atual situação do trânsito de Campo Grande.

O passo seguinte será o desenvolvimento das ações nas ruas que englobem desde as blitz até a panfletagem educativa. O objetivo é que sejam feitas ações permanentes de fiscalização e um Dia D em alusão a paz no trânsito, com ênfase no combate ao abuso de velocidade e a embriaguez ao volante.

Trabalho integrado

A Secretaria de Segurança e Justiça do Estado (Sejusp) deverá atuar nas fiscalizações através do efetivo da Polícia Civil e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar – Bptran. Outros órgãos do Estado como Corpo de Bombeiros e Detran também irão atuar nos trabalhos. Órgãos das forças armadas foram convidados a participar das atividades.

De acordo com Jacini a experiência e os resultados obtidos pelo efetivo da Polícia Militar durante as blitz realizadas na Semana Nacional de Trânsito, 18 a 25 de setembro, contribuirão com a força-tarefa. “A ação realizada no último mês foi muito proveitosa com redução de 17% dos acidentes de trânsito, comparado ao mesmo período do ano passado. Então todo esse trabalho já desencadeado, naturalmente vai servir de parâmetro para a operação futura”, afirma o secretário.

Conforme as informações do tenente-coronel comandante da Bptran, Jonildo Theodoro, com as ações da Polícia Militar na Semana Nacional de Trânsito foram realizados um total de 526 autos de infração, apreendidos 12 carteiras de habilitações, notificados 62 condutores e 55 veículos foram removidos e encaminhados para o pátio do Detran.

Participaram da reunião representantes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (Btran), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Samu, Secretaria do Estado de Saúde (SES), Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e Guarda Municipal.

Autoridades se reúnem para tratar sobre operação contra a violência no trânsito

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-