32.8 C
Campo Grande

Baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul pode causar danos a saúde

- Publicidade -

01/09/2015 04h48

Tempo seco faz com que muitos fiquem com o nariz mais irritado. Consumo de água é essencial para esta época do ano.

Quando a umidade relativa do ar fica baixa muitos cuidados devem ser tomados. A condição meteorológica faz com que muitos fiquem com o nariz mais irritado, mais sensível e até mesmo sobrecarregado. Em Mato Grosso do Sul os índices de umidade registram em torno de 20%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O número é considerado estado de atenção pelo órgão.

Sempre que o tempo fica seco, o nariz da Flávia Maria Pereira da Silva começa a dar sinais de ardência, irritação e até sangramento. Um médico explicou a ela que “são microvasos, eles acabam ressecando e machucando, e isso ocasiona o sangramento”. O jeito é aplicar soro fisiológico e usar um umidificador durante todo o dia.

Com a umidade relativa do ar abaixo de 30% em média o tempo costuma ficar mais poluído e as impurezas filtradas pelo nariz aumentam, ele fica ressecado, mais fraco e a fica proteção menor.

Além de sensível, o nariz também fica sobrecarregado, pois precisa elevar a umidade do ar que chega até o pulmão e, para isso, busca reservas de líquido do nosso corpo. Mais um motivo para que as pessoas tomem muita água durante este período.

Danos à saúde e ao meio ambiente

De acordo com o Inmet, a baixa umidade do ar causa problema à saúde e danos ao meio ambiente, como: complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e incêndios em pastagens e florestas.

Cuidados a serem tomados

O Inmet também informou que é preciso evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente (com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc.), sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e ingerir água à vontade.

É necessário também manter a casa arejada, evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras, evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos, colocar as roupas típicas de inverno (blusas de lã, cobertores etc) no sol, não fumar em ambientes fechados e evitar permanecer em cômodos úmidos e fechados.

G1 MS com informações da TV Morena

Baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul pode causar danos a saúde

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-