31.6 C
Campo Grande

Balanço da Cultura mostra investimentos e incentivos do governo

- Publicidade -

02/10/2014 10h45

De acordo com o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros, somente este ano foram 132 projetos, muitos já executados e outros em execução.

O Governo do Estado, que acaba de lançar mais uma edição do projeto Kit Difusão Musical e anuncíar o aumento de 40% dos recursos destinados ao Fundo de Investimentos Culturais (FIC) – de R$ 5 milhões em 2014 serão assegurados para 2015 R$ 7 milhões – contabiliza números positivos da produção cultural no Estado nos oito anos da administração atual. São resultados dos investimentos e apoio às mais diversas formas de expressão artística, incluindo fomento a bibliotecas públicas e a bandas e fanfarras, auxílio a músicos regionais, e realização de grandes eventos.

Os dados foram apresentados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) durante a solenidade de entrega dos kits de difusão para músicos, na tarde desta terça-feira(30), na Governadoria.

De acordo com o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros, somente este ano foram 132 projetos, muitos já executados e outros em execução. “Além de 250 mil livros entregues em bibliotecas públicas, universidades e instituições culturais. Mais de 1.500 instrumentos musicais, que serão todos entregues até novembro. Em eventos, foram mais de 2,4 milhões de pessoas participando do MS Canta Brasil em 50 shows nacionais e regionais e mais de um milhão de pessoas em festivais [América do Sul e de Inverno de Bonito]. Em relação ao teatro, foram levados 238 espetáculos para diversos municípios do interior. No artesanato participamos de 40 feiras nacionais por onde passaram cerca de 14,8 milhões de pessoas e para onde levamos o trabalho de 30 artesãos. Realizamos também 100 núcleos e oficinas no interior”, revelou Calheiros.

Ainda segundo ele, a maioria dos projetos atuais possibilita a participação de qualquer cidadão que atue na produção cultural. “Pois 97% dos nossos projetos se dão através de editais”, pontuou.

Balanço da Cultura mostra investimentos e incentivos do governo

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-