22.8 C
Campo Grande

Bombeiros inova e emite certificados de vistorias na Caravana da Saúde

- Publicidade -

06/07/2015 20h20

Corpo de Bombeiros inova e emite certificados de vistorias na Caravana da Saúde

Outra inovação do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, é o Sistema On-line de Certificado de Vistoria.

Alinhados à política do Governo do Estado de levar atendimentos ágeis e de qualidade à população, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS) inovou e levou para a Caravana da Saúde, no município de Paranaíba, atendimentos de atividades técnicas com pedidos e emissões de certificados de vistorias e plantão tira dúvidas.

No complexo montado pelo Governo na Avenida João Rodrigues, em frente a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foram realizados 425 atendimentos com consultas e orientações a empresários e a população em geral, sobre prevenção e combate à incêndios, busca e salvamento, primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar, além é claro, da tradicional exposição dos materiais utilizados pelo Corpo de Bombeiros.

A ação facilitou a vida de Anderson Calassa, dono de um restaurante no município, que com o fluxo intenso de clientes no estabelecimento, não tinha tempo para ir até o Corpo de Bombeiros buscar orientações sobre o projeto de combate a incêndio para a instalação de gás, que precisava ser modificado. O problema foi solucionado durante a visita a Caravana da Saúde.

“Nós consultamos as normas aqui mesmo e esclarecermos as dúvidas e passamos ao empresário todas as informações que ele precisa para realizar o projeto. Nesse caso específico, ele vai precisar contratar um profissional cadastrado junto ao Corpo de Bombeiros para fazer um projeto de proteção contra incêndio e pânico na central de gás dele”, explicou o major Washington Douglas de Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros em Paranaíba.

O empresário que saiu com um formulário nas mãos, com todas as informações do que ele precisa fazer, aprovou o atendimento. “Eu preciso mudar esse projeto da central de gás, com a interligação de um botijão no outro e não sabia nem por onde começar, agora com esse atendimento aqui ficou tudo muito fácil”, afirmou.

Mais inovação

Outra inovação do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, é o Sistema On-line de Certificado de Vistoria. De forma inédita a instituição oferece aos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços considerados de baixo risco a regularização das edificações por meio da internet.

“Reduz a burocracia, já que antes era necessário o preenchimento de muitos papéis, agiliza o serviço da corporação que vai ao local apenas para realizar as vistorias e melhora a qualidade dos serviços prestados à população, visto que o certificado é emitido on-line e a pessoa não precisa mais se deslocar aos Bombeiros”, explicou o coronel Esli Ricardo de Lima, comandante do Corpo de Bombeiros.

Inicialmente o serviço atende apenas estabelecimentos com até 200 m2 de área construída, considerados de baixo risco. Trata-se das edificações de saídas diretas para as vias públicas e que não possuem comunicações com vizinhos e não destinados a reuniões com mais de 100 pessoas, sem vendas ou armazenamento de gases e líquidos combustíveis, inflamáveis e produtos químicos.

Para acessar o serviço basta entrar na página do Corpo de Bombeiros na internet, através do endereço www.cbm.ms.gov.br . Após a realização do cadastro no sistema, será emitido um Certificado de Vistoria On-line do Corpo de Bombeiros, documento suficiente para a regularização da edificação no quesito segurança contra incêndio e pânico.

Bombeiros inova e emite certificados de vistorias na Caravana da Saúde

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-