31.8 C
Campo Grande

Cidade do Pantanal de MS tem sensação de 45ºC em pleno inverno

- Publicidade -

01/09/2015 17h10

Temperatura chegou a 40,3ºC em Aquidauana, nessa segunda- feira (31). Primeiros 5 dias de setembro serão de muito calor, prevê meteorologista.

O munícipio de Aquidauana, distante 131 quilômetros de Campo Grande, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, teve a maior temperatura do estado nessa segunda-feira (31). Os termômetros registraram 40,3ºC, mas a sensação térmica foi de 45ºC.

As informações são do chefe do Laboratório de Geofísica e Meio Ambiente da Estação Meteorológica Anhanguera/Uniderp, Natalio Abraão. Segundo ele, a segunda-feira (31) foi o dia mais quente do ano, os números deste dia representam como vão ser o mês de setembro, principalmente os cinco primeiros dias.

De acordo com o meteorologista, a previsão é que, pelo menos até o dia 5, os termômetros marquem acima de 35ºC no estado, que é a temperatura média registrada nos meses de agosto e setembro. As ‘novas’ temperaturas indicam situação de emergência em função do calor e da baixa umidade relativa do ar.

Muito calor

Moradores de Aquidauana fazem o que podem para amenizar o calor. “Estava quente até na sombra. Estamos a base de climatizador na empresa, não dá para andar de moto, você sobe nela e desce de tanto calor”, descreve o vendedor Adriano Claudino dos Santos, de 37 anos.

Já a secretária Luana Santos Silva, de 21 anos, conta que para amenizar o calor é preciso mais do que ventiladores e climatizadores. Exclusivamente sobre a segunda-feira (31), ela diz: “ficou muito ruim, muito seco, em casa eu coloquei bacias com água nos cômodos para umidificar e uso protetor solar sempre”, finaliza a jovem.

Outros municípios

Em Porto Murtinho e Miranda, municípios que também ficam no Pantanal de Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas ficaram acima de 39°C, com sensação térmica de 44°C.

Em Campo Grande, a sensação térmica foi de 40°C, e temperatura máxima de 37,1°C. Já em Três Lagoas, a temperatura chegou a 38,3°C e a sensação térmica foi de 43°C. Lá, a umidade relativa do ar atingiu 14%, deixando o município em estado de atenção, que é quando os índices ficam abaixo de 30%.

Danos à saúde e ao meio ambiente

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a baixa umidade do ar causa problema à saúde e danos ao meio ambiente, como: complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e incêndios em pastagens e florestas.

Cuidados a serem tomados

Conforme o Inmet, é preciso evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente (com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc.), sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e ingerir água à vontade.

É necessário também manter a casa arejada, evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras, evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos, colocar as roupas típicas de inverno (blusas de lã, cobertores etc) no sol, não fumar em ambientes fechados e evitar permanecer em cômodos úmidos e fechados.

Fonte: G1 MS

Cidade do Pantanal de MS tem sensação de 45ºC em pleno invernoFoto: Reprodução“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-