18.8 C
Campo Grande

Codesul discute projeto para unificar Sistemas de Identificação nos 4 estados

- Publicidade -

18/09/2014 17h14

O coordenador do evento, explica que o benefício proporcionado pela unificação dos bancos de dados dos Estados membros do Codesul

Começou na manhã desta quinta-feira (18), em Campo Grande, A IV Reunião da Rede Biosul, que se estende até está sexta-feira(19), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. A Rede Biosul, faz parte do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e visa integrar os bancos de dados de Identificação dos cidadãos dos quatro Estados membros do Conselho; Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O coordenador do evento e diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Rubens Cyles Pereira, explica que o benefício proporcionado pela unificação dos bancos de dados dos Estados membros do Codesul vai muito além da agilidade na identificação de cadáveres ou de identidades falsas, por exemplo. “Este projeto irá desburocratizar o processo de identificação de pessoas, acelerando muito o processo investigatório e a elucidação de eventuais crimes cometidos por cidadão de qualquer um dos Estados envolvidos”, destacou.

Outro objetivo da IV Reunião de Trabalho dos Estados do Codesul é promover discussões entre as autoridades de segurança pública e os órgãos de identificação estaduais e apresentar estudos de casos, de forma a viabilizar essa integração dos dados biográficos e cartográficos, através da criação da Rede Biosul. “Esta integração vai possibilitar que as forças policiais de Mato Grosso do Sul acessem os dados dos demais estados e vice versa. Será um processo sem burocracia que vai resultar em segurança e agilidade. Posso garantir que estamos um passo à frente em relação aos demais Estados do País, fazendo com que as informações circulem livremente entre o Codesul”, explicou o diretor do Instituto de Identificação de Santa Catarina, José Augusto Koerich.

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, afirmou que no futuro, ao haver integração de registros entre os quatro Estados, haverá muito mais dificuldade em se falsificar documentos e realizar fraudes contra o Sistema de Identificação. “Hoje, um indivíduo pode tirar RG em qualquer estado do Brasil, podendo uma mesma pessoa ter vários registros. Com a unificação, pelo menos nos estados do Codesul, isso não será mais possível. Vai diminuir fraudes e seremos exemplo para todo o Brasil”.

O chefe da pasta da segurança ainda acrescentou que no mês de novembro será assinado um termo de cooperação entre os Estados para dar continuidade ao projeto. “Em novembro, durante a reunião de governadores do Codesul, vamos assinar um termo de cooperação para que o projeto seja posto em prática de maneira eficaz e integrada”, explicou Jacini.

Estiveram presentes na abertura o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Rubens Cyles, os diretores dos Institutos de Identificação do Paraná, Newton Tadeu Rocha, de Santa Catarina, José Augusto da Luz Koerich, e do Rio Grande do Sul, Carlos Eduardo Falcão Pereira.

O encontro ainda abordará palestras e apresentações de painéis sobre o Banco de Dados Único da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp/MS) e o sistema Sigo, propostas de integração com validação para a segurança dos dados e estudos de casos. Ao final da reunião, na tarde do dia 19, sexta-feira, será elaborado um Termo de Cooperação Ténica (TCT) para a criação da Rede Biosul, que será assinado pelos quatro Estados integrantes do Codesul.

Codesul discute projeto para unificar Sistemas de Identificação nos 4 estados

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-