30.8 C
Campo Grande

Colonoscopia e intestino gigante são “pontapés” iniciais e novidades da Caravana

- Publicidade -

05/05/2016 09h02

Colonoscopia e intestino gigante são “pontapés” iniciais e novidades da Caravana da Saúde na Capital

Caravana da Saúde da Capital ganhou mais um elemento na conscientização e prevenção de doenças

Após o início do mutirão de colonoscopia na manhã do dia 3, no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), a Caravana da Saúde da Capital ganhou mais um elemento na conscientização e prevenção de doenças. Montado no Shopping Bosque dos Ipês e resultado de uma parceria com Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sodeb), o intestino gigante é o segundo ingrediente mais importante para o conhecimento das principais doenças, patologias e anatomia do intestino grosso.

“Essa maket gigante está inserida no Seminário Internacional de Endoscopia Digestiva que acontece nos próximos dias aqui em Campo Grande e foi elaborado pela Sodeb. Nessa parceria, de uma maneira muito adequada o Governo do Estado através da Caravana da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, além de alavancar ainda mais o olhar para essa questão e para o evento Caravana, traz uma novidade”, disse o diretor do HRMS, Justiniano Vavas.

Ainda de acordo com Vavas outro ponto fundamental do intestino gigante é o alcance ao público infantil e jovem. “Essa é a segunda vez da maket no Estado, que já veio de maneira mais isolada.

Mas agora através da parceria feita com a SED [Secretaria de Estado Educação] queremos atingir um público mais jovem. Durante o trajeto do intestino temos quatro estações onde através de vídeos explicativos são demonstradas as principais doenças, cuidados e a prevenção para não desenvolver o câncer de colo”, explicou.

Para o aluno do 5º ano do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada) e um dos primeiros visitantes da parceria com a SED, kelvin Simão, a visita ao intestino gigante é importante para pessoas de todas as idades. “É bom ter conhecimento das doenças e saber como o nosso corpo é diferente do que muitas vezes imaginamos. Aprendi aqui que temos que ter uma boa alimentação, fazer atividades físicas, observar o próprio corpo, ter consciência do seu funcionamento e principalmente que devemos ir ao médico”, disse o menino em linguagem de sinais.

Segundo o diretor do Hospital até o final da tarde de hoje (4) serão finalizados os exames de colonoscopia que deverão chegar a 140. “Temos no Estado uma demanda reprimida que passa dos mil exames, e devemos concluir nas próximas horas cerca de 10% desse total”.

O mutirão da colonoscopia realizado pela Sodeb já está em sua 6ª edição, mas a Caravana da Saúde da Capital marca a estreia de uma parceria com o Governo do Estado.

Texto: Raquel Pereira – Notícias MS

Fotos: Chico Ribeiro

Colonoscopia e intestino gigante são “pontapés” iniciais e novidades da Caravana

Colonoscopia e intestino gigante são “pontapés” iniciais e novidades da Caravana

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-