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Contorno vai melhorar mobilidade e garantir avanços no escoamento do Bolsão

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18/12/2014 08h29

Contorno Ferroviário de Três Lagoas vai melhorar mobilidade urbana e garantir avanços no escoamento da produção na região do Bolsão

O trecho 12,4 quilômetros que saiu do centro e vai para o entorno da cidade é garantia de mais trafegabilidade na área urbana

A obra do contorno ferroviário de Três Lagoas entregue nesta quarta-feira (17) pelo governador André Puccinelli e pelo Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, vai garantir melhorias para o escoamento da produção, mobilidade urbana e desenvolver ainda mais toda a região de Três Lagoas e do Bolsão.

O trecho 12,4 quilômetros que saiu do centro e vai para o entorno da cidade é garantia de mais trafegabilidade na área urbana do município. Um antigo anseio da população que esperava por 20 anos a retirada dos trilhos da área central.

O governador lembrou que esta ação vai aprimorar a área de servidão que deverá ser totalmente urbanizada e revitalizada e garantir o escoamento da produção do município até o Porto de Santos, em São Paulo. “Fizemos esta obra emblemática para Três Lagoas de acordo com o anseio da população que poderá a partir de agora ter uma área bonita e funcional”, garantiu o governador.

Enumerando os benefícios que a retirada dos trilhos da cidade e a construção do contorno ferroviário vão trazer para Três Lagoas a prefeita Márcia Moura lembrou que com esta obra a população terá mais segurança, valorização imobiliária, uma cidade mais harmônica e mais desenvolvida. “Esta obra é um presente para toda a população. Não vai mais existir cidade de lá ou cidade de cá. Teremos uma Três Lagoas totalmente integralizada em uma cidade promissora que gera emprego e renda para as famílias”, observou a prefeita.

A vice-governadora Simone Tebet que foi prefeita de Três Lagoas disse que pode ver um sonho se transformar em realidade com a construção do contorno ferroviário. A obra segundo Simone é importante para o desenvolvimento urbano e para a economia do município. “É um sonho de um povo que agora pode ver uma Três Lagoas interligada, integralizada, com um trânsito melhor e com melhorias significativas para a economia da cidade”, contabilizou Simone que ainda completou: “Não se preocupem pois o desenvolvimento de Três Lagoas mal acabou de chegar. Ainda há muito mais por vir”.

Parceria

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, lembrou a importância da parceria com o governo do Estado na execução da obra do contorno ferroviário para que Três Lagoas continue utilizando a rota de trens para escoamento da produção e que a cidade possa, mesmo não estando na área central, contar com o sistema ferroviário. “Não há desenvolvimento econômico que esteja dissociado de uma boa infraestrutura e o governo do Estado tem proporcionado melhorias. Somente desta forma pode-se gerar emprego, prosperidade, renda e criar novas perspectivas para a população”, comentou o ministro Paulo Passos.

Paulo Passos elencou ainda outras obras feitas em parceria com o governo do Estado e que vão beneficiar igualmente o escoamento da produção como o traçado da Ferronorte que está em estudo e que vai passar por Estrela do Oeste, Panorama, Três Lagoas e chegar até Dourados para atender a produção de celulose e fertilizantes do município e pavimentação asfáltica da rodovia BR–359, ligando Mato Grosso do Sul com o estado de Goiás e ainda a construção da ponte dobre o Rio Paraná que vai ligar Mato Grosso do Sul por Três Lagoas a Castilho em São Paulo.

Além dos novos trilhos, o trajeto conta com dois viadutos ferroviários – de 20 e 60 metros e um rodoviário. A obra, que ficou paralisada por dois anos, sendo retomada pelo governo do Estado em julho deste ano, teve o custo final de R$ 38.283.527,70, executada pelo governo do Estado que também foi responsável por contrapartida de 10% do montante aplicado.

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