20.8 C
Campo Grande

Detran realiza II Encontro de Gestores de MS para discutir transporte escolar

- Publicidade -

25/11/2015 21h17

Detran realiza II Encontro de Gestores Municipais do Estado para discutir transporte escolar

Na ocasião, o Detran-MS realizou o II Encontro de Gestores Municipais do Estado para discutir questões relacionadas ao transporte escolar.

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) participou na terça-feira (24) no auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) de evento realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul (Undime-MS).

Na ocasião, o Detran-MS realizou o II Encontro de Gestores Municipais do Estado para discutir questões relacionadas ao transporte escolar. O objetivo é apurar a situação do transporte, visando melhorias nos serviços oferecidos e debatendo questões de segurança, como o uso de cinto de segurança pelos alunos.

Na abertura do evento o diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro, pediu o comprometimento de todos para um trânsito mais seguro. “O Detran vem hoje aqui fazer um apelo principalmente quanto à segurança no trânsito nas escolas. Nós temos noção das dificuldades que vêm tendo os municípios, mas se nós deixarmos a rotina tomar conta, se nós não fizermos um esforço com a missão de melhorar o setor de nada adianta. Nós temos a certeza de que a maioria dos acidentes de trânsito nós podemos evitar. Temos que ver se o ônibus do transporte escolar esta em condições de trafegar, se o motorista esta qualificado, se estão usando o cinto de segurança, pois se nós concordamos com as irregularidades, nós estamos assumindo o risco de um acidente sério que pode acontecer”, ressaltou Gerson Claro.

O Detran-MS investe em políticas de educação no trânsito em todas as escolas do Estado para mostrar aos futuros motoristas que o trânsito é de todos e feito por todos. O encontro possibilitou discussões sobre mobilidade e acessibilidade, sobre como melhorar a gestão com a participação do representante da Secretaria de Educação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Lusival do Santos.

Segundo a promotora Vera Vieira, da 28ª Vara da Infância e Juventude de Campo Grande, esse tipo de debate é fundamental para a execução de projetos que tragam qualidade no transporte. “Todas as crianças e adolescentes em idade escolar têm direito a transporte público para locomoção até a escola. Em 13 anos que faço parte da Comissão de Transporte de Escolares, é a primeira vez que eu vejo um diretor do Detran empenhado em resolver a questão do transporte escolar. Com conhecimento de causa, com empenho pessoal”, afirma Vera Vieira.

Participaram ainda da mesa redonda do evento, a presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran-MS), Regina Maria Duarte; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi; a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Mato Grosso do Sul (Undime-MS), Manuelina Arantes; a diretora de Educação do Detran-MS, Marlene Rondon; e as professoras Inês Esteves e Maria Rosa, da Divisão de Educação do Detran-MS.

Detran realiza II Encontro de Gestores de MS para discutir transporte escolar

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-