24.8 C
Campo Grande

Diretoria da Sanesul participa de seminário em Brasília da ABES

- Publicidade -

30/08/2015 19h28

Diretoria da Sanesul participa de seminário da Associação Brasileira das Empresas de Saneamento

Objetivo do ‘Seminário Nacional Aesbe 30 Anos’ foi debater o futuro do setor de saneamento no Brasil

Com o objetivo de debater o futuro do setor de saneamento no Brasil e buscar soluções para alcançar a universalização do serviço, o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Luiz Rocha e o diretor de administração e finanças da Empresa, André Soukef, participaram do Seminário Nacional Aesbe 30 Anos, organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento.

O evento aconteceu em Brasília, entre os dias 25 e 27 de agosto, e contou com a participação de representantes de 25 empresas estaduais de abastecimento de água e esgotamento sanitário, autoridades governamentais do setor, além de dirigentes e gestores da área.

No Seminário, pudemos debater com gestores de todo o país sobre assuntos importantes para o desenvolvimento de saneamento no Brasil, como subsídio para as tarifas sociais de água e de esgoto, linhas de crédito para a parte operacional, infraestrutura de saneamento para conjuntos habitacionais, regulação do setor, eficiência energética, apoio técnico aos Planos Municipais de Saneamento, entre outros”, destacou o presidente da Sanesul.

Para Luiz Rocha, é fundamental a troca de experiências e o debate destes temas para ajudar a solucionar as demandas e alavancar o setor, visto que tanto os entraves quanto as principais metas das empresas de saneamento são comuns.

“Conversar com representantes de outras empresas de saneamento nos permite planejar cada vez melhor as nossas ações em busca da qualidade dos serviços prestados pela Sanesul e da universalização do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul”, afirmou o diretor André Soukef.

“Conversar com representantes de outras empresas de saneamento nos permite planejar cada vez melhor as nossas ações em busca da qualidade dos serviços prestados pela Sanesul e da universalização do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul”, afirmou o diretor André Soukef.

Durante o evento, o diretor-presidente da Aesbe, Roberto Tavares, lembrou a importância da instituição por sua abrangência nos 30 anos de atuação e pela urgência que o tema saneamento representa no cotidiano dos brasileiros.

“A Aesbe se consolida nestes 30 anos como uma entidade que por meio de suas associadas faz o dia-a-dia do saneamento em mais de 4 mil municípios em todo o Brasil”.

Juntas, as 25 empresas estaduais de saneamento associadas da Aesbe atendem mais de 4 mil municípios, cobrindo uma população de 124 milhões, o que representa cerca de 74% da cobertura urbana de água e quase 60% da cobertura de esgoto do país.

Estudos apontam que são necessários investimentos superiores a R$ 300 bilhões para universalização da oferta de água potável e tratamento de esgotamento sanitário no Brasil até 2033. Por isso, as parcerias de sucesso entre as empresas estaduais de saneamento e a iniciativa privada também foram debatidas no seminário. Chegou-se à conclusão de que o financiamento do setor pode e deve ser feito através da atração de recursos privados, por meio das PPP´s (parcerias público-privadas).

Assessoria de Imprensa/Sanesul

Luiz Rocha e André Soukef participam do seminário da Aesbe

Especialistas de todo país debatem demandas do setor

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-