31.8 C
Campo Grande

Doações de sangue caem 25% após reforma do prédio do Hemosul em MS

- Publicidade -

30/07/2014 11h04

Número de bolsas coletadas por mês caiu de 6 mil para 4,5 mil. Veja como e onde doar em Campo Grande e no interior do estado.

As doações de sangue em Mato Grosso do Sul caíram 25% depois que o prédio do Hemosul, em Campo Grande, entrou em reforma. Reportagem do Bom Dia MS desta quarta-feira (30) mostrou que a necessidade nos hospitais continua alta.

Os estoques estão baixos nos bancos de sangue da Santa Casa, do Hospital Regional (HR) e do Hospital Universitário (HU), na capital sul-mato-grossense. A reforma do Hemosul contribuiu para a queda. O prédio está fechado há vários meses. Antes das obras, cerca de 6 mil bolsas eram coletadas por mês. O número caiu para 4,5 mil bolsas.

O O+ é o tipo sanguíneo que mais está em falta. Geralmente, os pacientes que tratam câncer precisam de mais sangue. Em uma transfusão, um adulto pode precisar, por exemplo, de até oito bolsas de plaquetas, um dos componentes do sangue e que é essencial na coagulação.

Para doar, é preciso ter entre 18 e 67 anos, pesar acima de 55 quilos, estar bem alimentado e bem de saúde, não fazer uso de medicamento controlado e não ter ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação. É necessário apresentar documento pessoal com foto, como RG, carteira nacional de habilitação (CNH) ou cartão profissional.

A Santa Casa recebe doações de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (de MS) e no sábado, das 7h às 12h. O HR e o HU atendem das 7h às 12h de segunda a sexta-feira. Outras unidades do interior do estado atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Mais informações pelo telefone (67) 3312-1530.

G1 MS com informações da TV Morena

Doações de sangue caem 25% após reforma do prédio do Hemosul em MS

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-