31.6 C
Campo Grande

Em aula magna governador enfatiza princípios para boa formação de profissionais

- Publicidade -

30/09/2014 13h33

Em aula magna governador enfatiza princípios necessários para boa formação de profissionais da segurança pública

O objetivo do encontro é apresentar uma síntese da justiça e segurança de MS, dos pontos de vista estratégico, executivo e organizacional

Com base em três princípios o governador André Puccinelli abriu a aula magna dos Cursos de Formação da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros que aconteceu nesta segunda-feira (29) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Destacando a competência, probidade e lealdade, Puccinelli aconselhou os novos servidores da segurança pública. “Sejam fiéis a esses três princípios com o patrão de vocês, que é o Estado de Mato Grosso do Sul. Destinem pertinácia e capacidade em suas vidas profissionais. Cada um de vocês, que são deste Estado ou de outra localidade, possui um futuro próspero, pois o nosso Estado está em posição privilegiada em todo o contexto da federação”, ponderou o governador.

Para os 1.032 novos integrantes que irão reforçar a segurança pública no quadro de servidores do Estado, alocados por meio de concurso, o governador ainda reforçou: “Além de vocês terem a honra de ostentar a farda ou uniforme de cada corporação, irão atuar num Estado promissor e poderão fazer história para tornar Mato Grosso do Sul cada vez mais respeitado”, completou.

O objetivo do encontro é apresentar uma síntese da justiça e segurança pública de Mato Grosso do Sul, dos pontos de vista estratégico, executivo e organizacional. Para demonstrar os números positivos obtidos no Estado nos últimos sete anos e nove meses o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jacini, mostrou em sua palestra as principais causas sociais da violência, da criminalidade, dos conflitos sociais, e traçou um paralelo deste cenário com a atuação da segurança.

Jacini apresentou aos alunos as atribuições da Sejusp e as estruturas orgânicas das instituições. Falou ainda das políticas adotadas pelo governo do Estado na elaboração do Plano Gerencial, Estadual, o Plano estratégico de Fronteira e o Programa de Redução de Criminalidade, Avaliação Institucional e dos Dirigentes, bem como as metas e os mecanismos de execução das ações da segurança pública.

Polícia Civil

Os 406 candidatos aprovados nas etapas do concurso público de provas e títulos da Polícia Civil, realizado em 2013, ingressaram na Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol/MS) no dia 1º de setembro deste ano.

As aulas tem previsão de término no dia 15 de novembro; até o dia 1º de dezembro, os novos policiais estarão trabalhando nas unidades de lotação. Entre os 406 novos alunos da Acadepol, 270 foram nomeados para o cargo de Investigador, 17 serão Peritos Criminais, 20 Peritos Papiloscopistas e 96 Escrivães.

Bombeiros

O concurso público para ingresso no Corpo de Bombeiros (CBM) ofertou 150 vagas para a função de soldado. No entanto, desde o dia 14 de julho de 2014 até agora, 167 alunos participam do Curso de Formação de Soldados (CFSD).

Com carga horária total de 1.610 horas/aula, o CFSD abrange atividades presenciais, não-presenciais e estágio supervisionado.

Polícia Militar

Os centros de Ensino e Formação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul receberam os 459 candidatos aprovados no concurso para soldado da corporação no último dia 24 de setembro. As aulas acontecem em Campo Grande e diversos municípios-polos do Estado.

Em aula magna governador enfatiza princípios para boa formação de profissionais

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-