22.8 C
Campo Grande

Em MS, mulheres têm a expectativa de viver 7,1 anos a mais que homens

- Publicidade -

01/12/2015 22h35

Dados são da pesquisa ‘Tábuas Completas de Mortalidade’ do IBGE. Expectativa de vida média no estado é de 75 anos.

Em Mato Grosso do Sul uma mulher tem a expectativa de viver 7,1 anos a mais do que um homem. Segundo a pesquisa “Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2014”, divulgada nesta terça-feira (1º), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a esperança de vida ao nascer de uma pessoa do sexo masculino no estado era de 71,6 anos, enquanto que para o sexo feminino a projeção subia para 78,7 anos.

De acordo com o instituto, as diferenças das projeções entre os sexos refletem os altos níveis de mortalidade de jovens e adultos por causas violentas. O órgão enquadra como violentas as mortes provocadas por causas externas como: acidentes de trânsito, afogamentos, suicídios, homicídios e quedas acidentais, entre outros.

A expectativa média de vida no estado, que leva em consideração dados dos dois sexos, ficou em 75 anos. Foi a décima no ranking nacional e ficou abaixo da média nacional, 75,2 anos. A maior esperança de vida no país foi registrada em Santa Catarina, com 78,4 anos e a menor no Maranhão, com 70 anos.

Se a esperança de vida no estado está abaixo do patamar nacional, outro indicador apresentado na pesquisa, o de mortalidade infantil, que aponta as probabilidades de um recém-nascido morrer antes de completar o primeiro ano de vida, está acima da média brasileira.

Conforme o IBGE, em 2014, a taxa de mortalidade infantil no estado foi de 14,9 óbitos para cada mil nascidos vivos, enquanto que a do país foi de 14,4 óbitos para cada mil nascidos vivos. A do estado foi a décima no Brasil. A maior foi registrada no Amapá, 23,7 e a menor no Espírito Santo, 9,6.

O instituto destacou que a mortalidade de crianças menores de um ano é um importante indicador da condição socioeconômica de uma região e que mesmo estados como o Espírito Santo, por exemplo, que teve a menor média do pais, ainda estão longe das taxas encontradas nos países desenvolvidos, como o Japão e a Finlândia, que possuem taxas na ordem de 2 por mil.

Fonte: G1 MS

Em MS, mulheres têm a expectativa de viver 7,1 anos a mais que homensFoto: Reprodução/TV Morena
“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-