21.8 C
Campo Grande

Em sete anos, área com eucalipto cresce 475% em MS, diz entidade

- Publicidade -

20/08/2014 10h28

Potencial da cultura será apresentado na Feira do Empreendedor. Palestra gratuita será realizada neste sábado, às 20h45.

Em um período de sete anos, entre 2006 e 2013, a área plantada com eucalipto cresceu 475% em Mato Grosso do Sul, passando de 120 mil hectares para 690 mil hectares. Os dados são do último relatório da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore).

Um dos principais indutores do crescimento da área cultivada com eucalipto no estado foi a instalação neste período de duas indústrias de celulose que utilizam a árvore como matéria-prima, a Fibria e a Eldorado, em Três Lagoas, no leste de Mato Grosso do Sul.

Para apresentar o potencial do cultivo do eucalipto, em razão da própria expansão do setor de celulose, que projeta ampliação das duas indústrias já instaladas e a implantação de uma terceira planta em Ribas do Rio Pardo, além da madeira poder ser utilizada para outros fins, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado (Senar/MS) ministrará uma palestra neste sábado (23), na Feira do Empreendedor, em Campo Grande.

Para o instrutor do Senar/MS, Ramiro Juliano da Silva, um fator importante que contribui para o aumento do plantio de eucalipto no estado é a viabilidade da madeira. “O eucalipto é duas vezes mais rentável do que a pecuária, por exemplo, e o produtor pode recorrer a programas de incentivo à atividade, o que o deixa mais próximo do comércio com empresas florestais, presentes em peso no estado”, destaca.

Ele explica que para iniciar o plantio de eucalipto na propriedade rural, o investimento gira em torno de R$ 5 mil por hectare. A primeira extração de madeira pode ser feita entre o quinto e sétimo ano e cobre as despesas do valor desembolsado. “A partir da próxima retirada, que acontece no 15º ano, o lucro gira em torno de R$ 2,5 mil por hectare”, comenta Silva, que recomenda que o produtor interessado em investir na atividade faça um estudo de mercado para determinar qual será o destino da produção.

A palestra “Cultivo de Eucalipto como Diversificação” será realizada às 20h45 na sala de palestras 1, no espaço Agronegócios, da Feira do Empreendedor. O pré-credenciamento pode ser feito no site do evento. A participação em todas as atividades é gratuita.

Fonte: G1 MS

Em sete anos, área com eucalipto cresce 475% em MS, diz entidadeFoto: Anderson Viegas/G1 MS“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-