32.8 C
Campo Grande

Empresa Sanesul realiza projeto de recuperação de mata ciliar na ETE

- Publicidade -

02/03/2015 02h47

Sanesul realiza projeto de recuperação de mata ciliar na ETE de Sidrolândia

O projeto está em andamento há mais de um ano e foi desenvolvido pela Gemam com auxílio da SANESUL local

A SANESUL desenvolve um projeto de recuperação de mata ciliar na área da estação de tratamento de esgoto (ETE) do município de Sidrolândia. O projeto está em andamento há mais de um ano e foi desenvolvido pela Gerência de Meio Ambiente (Gemam) com auxílio da Sanesul local.

O objetivo é proporcionar o aumento na quantidade de propágulos (partes de um vegetal que podem servir para multiplicar a planta e criar uma nova muda) nos locais da ETE que sofreram intervenções na natureza devido às obras, utilizando como meio propagador animais do tipo dispersores, como aves e morcegos. Para isso, foram construídos e instalados diversos poleiros em toda a área da estação de tratamento. Esses poleiros servirão para que os animais pousem nesses locais e, assim, ajudem a aumentar a probabilidade de se ter um maior número de novas árvores.

Conforme a gestora da GEMAM, Cleide Pinheiro Martins, a instalação dos poleiros foi feita com uma distância de 15 metros entre eles.

“Foram implantados 27 poleiros de bambu, com 3, 4 e 5 metros de altura cada e em formato de cruz. Eles foram bem fixados ao solo para que não fossem derrubados por ventos ou tempestades”, explicou.

Para o engenheiro da Sanesul responsável por fiscalizar a obra da estação de tratamento de esgoto de Sidrolândia, Fernando Inácio de Souza, a proposta do projeto é interessante. “É uma forma de recuperar a mata ciliar de uma maneira econômica e ecologicamente correta”, ressaltou o engenheiro.

A gestora lembra que é importante o acompanhamento do crescimento das plantas, os horários, as retiradas de ervas daninhas (que é feita pelo pessoal da unidade) e também o manejo dos puleiros.

Assessoria de Imprensa/Sanesul

Empresa Sanesul realiza projeto de recuperação de mata ciliar na ETE

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-