26.8 C
Campo Grande

Estado traz indústria de cera e expansão de canavial para fábrica de açúcar

- Publicidade -

26/05/2016 09h15

Estado viabiliza indústria de cera e expansão de canavial para fábrica de açúcar

‘Indústria concretiza o processo de mudança com a implantação da unidade em nosso Estado’

A expansão e renovação de canavial para a futura instalação de uma fábrica de açúcar modulado na região de Chapadão do Sul e a concretização da implantação de uma indústria de ceras e emulsões em Dourados foram os principais destaques aprovados na reunião extraordinária do Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (CEIF-FCO), realizada na manhã desta quarta-feira (25) na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade).

“Dentre as cartas-consulta pleiteando recursos do FCO que aprovamos hoje destacamos inicialmente o empreendimento da Megh Indústria e Comércio, em Dourados. No ano passado o governo do Estado fez a doação de uma área de 10 hectares para a empresa, que tinha o intuito de se transferir de São Paulo para Mato Grosso do Sul. Agora, a indústria concretiza o processo de mudança com a implantação da unidade em nosso Estado”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck – que preside o CEIF-FCO. A Megh obteve a aprovação para contratação de financiamento junto ao fundo no valor de R$ 2.762.914,66. A expectativa é de que a empresa gere 160 empregos.

Outro empreendimento aprovado pelo conselho do FCO foi a expansão e renovação de uma área de 9.843 hectares de canavial na região dos municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica e Paraíso das Águas, pertencente à Iaco Agrícola S.A. O valor de financiamento aprovado pelo CEIF-FCO foi de R$ 60 milhões. A análise e posterior aprovação do empreendimento, segundo o secretário Jaime Verruck, levaram em conta “a alta relevância para a economia do Estado e por ser considerado um projeto estruturante. A previsão é de que a produtividade cresça de 3 milhões para 4,7 milhões de toneladas de cana, viabilizando a instalação de uma fábrica de açúcar modular. Além disso, a renovação dessa área de plantio também auxilia nas metas do programa Terra Boa para o setor sucroenergético”.

Durante a reunião do CEIF-FCO, o secretário Jaime Verruck informou ainda aos membros do conselho que o Banco do Brasil, por fim, abriu a contratação dos financiamentos empresariais que já haviam sido aprovados pelo Fundo neste ano. “Devido às mudanças nas taxas de juros do FCO para o setor empresarial, o sistema do banco parou, só sendo reaberto no dia 6 de maio. Tivemos um prejuízo nesse período para algumas propostas que já havíamos aprovado. Temos aí uma demanda represada, mas esperamos que isso seja solucionado o mais breve possível”, finalizou.

Foto: Nolli Corrêa/Semade

(Assessoria)

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-